Depois de semanas sem jogos e de muitas especulações, contratações e “crises” diárias, que as vezes procediam e muitas outras que somente jornalistas e fontes fictícias conheciam, voltamos pra bola rolando. Não podemos nos importar com a imprensa, eles querem vender, se crise vende e a torcida comenta, eles seguem inventando, especulando e algumas vezes acertando. Temos que nos preocupar
Hoje temos um trio que comanda o tricolor, Koff, Rui e Luxemburgo, dois destes multicampeões e com larga experiência, outro, Rui, que tem se mostrado conhecedor do mercado e com futuro promissor na tarefa. As contratações de Souza, Willian José e Vargas, confirmadas e Ínsua, faltando anúncio oficial, mostram sua capacidade.
A vida indica que teremos um time titular de boa qualidade e com alternativas. Vejamos:
Dida, Pará, Cris, Werley e Ínsua (Fábio Aurélio), Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto, Vargas e Marcelo Moreno. Neste time todos são jogadores com passe vinculado do Grêmio, menos Vargas, que tem passe fixado. Este time todo foi montado com a cara do Luxemburgo, as peças que ele acha importante em cada posição, para montar o time que ele deseja.
Teremos um grupo ainda com jogadores qualificados: Marcelo, Tony, Alex Telles, Saimon, Grolli, Léo Gago, Marco Antônio, Deretti, Bertoglio, Wangler, Willian José, Leandro, Kleber, André Lima, os meninos que vieram do Juventude, os meninos da base, com destaque para Tinga, Gerson, Misael, Fábian, Paulinho, Gustavo, goleiros da base e outros destaques.
Claro que ainda faltam peças importantes para compor grupo. Acredito que volante, meia mais experimentado e zagueiro experiente seriam os que tem que ser buscados para a fase de grupo da Libertadores. Nosso grupo é difícil, e como contar pontos é fundamental, os confrontos com o Fluminense serão jogos para medir força e chances na competição e para chegar na fase de grupo enfrentaremos uma equipe que foi campeã recentemente, e que não treme diante de camisa ou adversários tecnicamente mais fortes: a LDU.
Nos livramos de jogadores que não teriam destaque e pesavam na folha, entre os quais Vilson, Marquinhos, Edílson, Pico e Gabriel. Este último que foi embora para o coirmão e dados de blogs amigos destacam que economizamos R$ 3 milhões em salários, no mínimo. Acredito que pode ser um lateral bom lá, desde que o Dunga prenda os laterais para suas subidas, mas aqui não tinha vontade e nem o Luxa poderia montar um esquema pensando nele. Luxa gosta de volantes que saibam sair jogando e laterais que marquem e apoiem, nesta ordem.
O Banguzinho, ou Time B do Grêmio estreiou neste final de semana com vitória convincente, fora de casa, contra o Esportivo. Para o time principal muitas vezes foi difícil estreiar com vitória, imagina para o Time B. Grande feito dos meninos, destaque para Lucas Coelho, Deretti, Paulinho, Gustavo, Misael e Tinga, além do Busato. Deretti mostrou ter condições de estar no grupo principal e começar a ser preparado para substituir com o tempo algum dos medalhões, Lucas Coelho, se confirmar a boa impressão destas semanas se mostra o reserva imediado do Moreno.
O Barcelona muitas vezes joga com 11 jogadores, 10 ou 9, formados em sua base. Nomes como Messi, Iniesta, Xavi, Puyol, Fabregas... Se queremos ser campeões temos que formar mais jogadores. Que jogador podemos buscar no mercado para o meio que é melhor que Misael? Olhando a capacidade, o potencial do Tinga não é maior que qualquer outro jogador que temos por aqui para a lateral?
Ao mesmo tempo estamos formando dentro de casa os substitutos do Luxemburgo: Mabília e Roger. Toda vez que foram acionados mostraram grande qualidade e conhecem o clube como poucos. Por que Tito assumiu o lugar do Guardiola no Barça? Para manter a filosofia e por conhecer o grupo. Tenho certeza que nossa direção tem esta convicção de formar em casa e isto me tranquiliza.
O time de 1995 tinha Danrlei, Roger, Carlos Miguel, Arílson e Emerson da base e apostas como Jardel, Paulo Nunes reservas em seus times, Rivarola e Arce do mercado paraguaio. Adílson, Goiano, Dinho e Magno que tinham qualidade e experiência. E um treinador Copeiro, que era o Felipão. Este time foi vencedor, ganhou quase tudo e jogou melhor mas perdeu imerecidamente nos pênaltis pro Ajax, invicto por quase dois anos e base da Holanda de 1994 e 1998, a final daquele mundial.
Este time de hoje, que começa esta semana a busca do tri da Libertadores e do bi mundial tem algumas características positivas em relação ao ano passado.
DEFESA:
Cris é mais zagueiro que Gilberto Silva, isto é um acréscimo. Dida é um dos melhores goleiro das últimas décadas, em nível mundial, é uma múmia, de tanta faixa que já colocou e tem o Marcelo Grohe que é ainda melhor na atualidade. Pará é o lateral que faz o que o treinador manda. Alguém tem que ajudar a carregar o piano neste time tricolor. Ínsua seria o Arce canhoto desta campanha, apoia tem qualidade. Werley é disparado o melhor zagueiro que tínhamos no grupo, vai crescer com Cris. Gerson é um menino que gosto muito e pode crescer, Bressan parece ser um bom reserva. Não devem nada para Vilson e Pablo que se foram. Quando Fábio voltar seria o lateral esquerdo que acresceria pela qualidade técnica, podendo jogar em qualquer lugar pela esquerda, na defesa ou meio, com toque qualificado e liderança.
MEIO-CAMPO:
Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto mostram um meio-campo ajustado. A compra do Souza, fruto de grande esforço da direção tricolor, foi fundamental, pois com o decorrer da temporada ele se mostrou mais regular e esforçado que o próprio Fernando. Os quatro marcam gols e este é disparado o setor mais regular da equipe. Zé Roberto corre como um menino, mesmo com a idade e Elano reencontrou seu bom futebol do Santos em Porto Alegre. Acredito que esta dupla de meias, tendo um atacante de velocidade com qualidade para acionar (no caso o Vargas) podem fazer um estrago em qualquer sistema defensivo. Marco Antônio, Léo Gago, Deretti e mais jogadores que devem ser contratados dão ao Luxemburgo peças, embora de menor qualidade, que podem se encaixar bem na engrenagem. Deretti tem grande talento e pode explodir pela tricolor, somente precisa de adaptação e se mostra melhor que o trio enviado para o Figueirense.
ATAQUE:
Marcelo Moreno, Vargas, Kleber, Willian José, André Lima, Bertoglio, Leandro, Mamute e Lucas Coelho, entre outros, tem tudo para montar uma dupla de qualidade, com reposição. DUVIDO que o Luxa jogue com um trio. Somente em situações especial e no decorrer de um jogo. Este setor esta fechado e com certeza pode nos trazer muitas e boas surpresas. André Lima é gremista, apaixonado pelo clube tem entrado bem. Willian José tem sua chance de ouro nestes jogos contra a LDU. Leandro é a alternativa, com Bertoglio sempre no DM, para o Vargas. Kleber quando voltar de lesão disputa vaga com o titular Moreno, mas pode cair na do Vargas se o mesmo não confirmar todas expectativas. Luxa vai ter uma ótima dor de cabeça. E com o tempo ainda vai ter Lucas e Mamute buscando vaga neste time. Que os titulares joguem bem, porque sombra não vai faltar. E que aconteçam os gols.
O nível é tão alto de disputa que em outros momentos um time destes entraria favorito. Não entra, ainda temos que crescer e ter mais peças de reposição para disputar com Corinthians e Fluminense. E estamos no mesmo patamar que Galo e São Paulo. O que pode fazer a diferença é a nossa alma copeira e a Arena incorporar uma atmosfera de “Bombonera”, mas a torcida cresce com o time bem e vice-versa. Luxemburgo esta deixando no grupo somente os caras comprometidos com o projeto. Isto é fundamental. Este é o ano de pintar o RS, o Brasil e a América de Azul, Preto e Branco.
@gremistaoficial
@getuliovargasjr
Nenhum comentário:
Postar um comentário