quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Vai começar a Libertadores e a temporada do Grêmio‏


Saudações tricolores!

A temporada do Grêmio começa de fato com a estreia na Libertadores. O momento é de reflexão, de pensar que os reforços foram poucos, reposições abaixo das peças que saíram do clube. A sorte não nos sorriu desta vez, o sorteio foi pesado, o que não impede a classificação, mas torna a nossa tarefa muito mais árdua, todos do grupo, menos o NOB, já ganharam esta competição. Ao mesmo tempo o NOB foi semifinalista em 2013 e tem bons jogadores, sendo campeão argentino.

O Grêmio é copeiro. Dos últimos campeões da Libertadores (desde 1998) somente o Atlético Mineiro joga esta Libertadores. Não ter tantos adversários com bom passado recente na competição aumentam nossas chances e a responsabilidade. A ESPN e FOX, fora do bairrismo, da imprensa Colorida e da alçada da Globo, colocam o Grêmio como um dos favoritos desta competição que se tornou a nossa obsessão.

O Grêmio vai enfrentar a temporada partindo do seguinte grupo de jogadores:


1 - Marcelo Grohe
2 - Pará
3 - Pedro Geromel
4 - Rhodolfo
5 - Werley
6 - Léo Gago
7 - Dudu
8 - Edinho
9 - Barcos
10 - Zé Roberto
11 - Alan Ruiz
12 - Busatto
13 - Moises
14 - Maxi Rodríguez
15 - Bressan
16 - Riveros
17 - Ramiro
18 - Wendell
19 - Matheus Biteco
20 - Saimon
21 - Breno
22 - Tinga
23 - Everton
24 - Tiago Machowski
25 - Jean Deretti
26 - Luan
27 - Everaldo
28 - Lucas Coelho
29 - Adriano
30 – Kleber

Goleiros: Marcelo Grohe, Busatto e Tiago – Marcelo finalmente recebe a chance de jogar uma temporada inteira. Tem talento, é um dos experientes do grupo, apesar da pouca idade, e tem salvo o tricolor muitas vezes nas oportunidades que teve anteriormente. Busatto e Tiago são crias da nossa base que tem revelado sempre bons goleiros.

Laterais: Pará, Wendell, Moisés, Léo Gago (?), Tinga e Breno – Não tenho dúvidas que junto com o ataque este é o setor mais questionado. Pará e Wendell largam como titulares inquestionáveis, nossa esperança é que Wendell se afirme e siga jogando bem, como nas oportunidades que teve. Pará é um carregador de piano, mesmo sem ter o brilho que gostaríamos ele tem sido peça de confiança dos treinadores que passaram recentemente no tricolor.  Fica claro que Wendell apoia mais e o Pará guarda mais a posição, o que vai exigir boa cobertura do lado esquerdo.

Zagueiros: Rhodolfo, Werley, Bressan, Geromel e Saimon – a troca do Souza pelo Rhodolfo nesta temporada nos garante o líder da defesa até o final do ano. Isto demonstra a aposta do clube no papel dele na defesa tricolor. Bressan e Werley brigam pela outra posição. Geromel ainda tem que mostrar o seu futebol, mas parece ser um atleta com bom potencial e experiência para o grupo. Saimon tem mostrado mais desempenho fora do que dentro do campo.

Volantes: Ramiro, Edinho, Riveros, Adriano, Matheus Biteco e Léo Gago – mesmo com a saída do Souza ainda temos boas reposições. Edinho, mesmo com a sua história nos coloridos, merece um voto de confiança, afinal é um jogador que se entrega. Jogando com Ramiro e Riveros podemos ter uma boa proteção à defesa. Espero um time na temporada com três meias, mas na arrancada devemos ter três meio-campistas defensivos. Léo Gago e Adriano são peças experientes, embora eu acredite que logo seja Matheus Biteco quem dispute vaga de titular no time.

Armadores/Meias-Atacantes: Zé Roberto, Alan Ruiz, Maxi Rodriguez, Dudu, Luan e Deretti – a saída de Elano e Vargas, com certeza foi perda de qualidade, a reposição foi com menos qualidade, mas acredito que com mais vontade. Zé Roberto é uma peça importante, por mais que seja questionado, e aceitou reduzir os direitos de imagem para acabar a carreira no Grêmio. Alan Ruiz e Dudu ainda tem que mostrar futebol no Grêmio mas suas referências são as melhores. Dudu seria o cara de velocidade pelo lado e Alan um ‘enganche’ argentino. Maxi é um bom jogador e tem as condições de afirmar neste ano como referência técnica do time. Deretti é  grande promessa do Figueirense, não jogou bem no ano passado devido a lesões. Luan é a grande esperança da base, jogou bem o GREnal e promete aparecer bem este ano.

Atacantes: Barcos, Kleber, Lucas Coelho e Everaldo – o Pirata é o cara do ataque. Começou o ano fazendo gols, vai jogar mais perto da área e tem tudo para ter um ano parecido com o que teve no Palmeiras em 2012. Lucas Coelho é o jogador com as características para substituir Barcos em eventuais ausências. Everaldo é um bom atacante, tem boas referências da sua velocidade. Kleber é o jogador que não sabemos se volta desta lesão. Existe um sentimento de que não é a solução para o Grêmio e que move uma usina para acender uma lâmpada.

O treinador Enderson Moreira teve bons trabahos, mostrou que aposta na base, em acordo com a direção do clube. Mostrou um bom conhecimento tático e do mercado. Fabio na preparação é um cara renomado e Rui Costa tem sido um grande braço direito do Koff como executivo do futebol.  As saídas de Elano, Moreno, Vargas, Souza e Alex foram repostas com Wendell, Edinho, Geromel, Dudu e Alan Ruiz e a prospecção da base tricolor. Num primeiro momento parece pouco, mas pode ser o suficiente para que o tricolor não se afunde em dívidas e pode ser o necessário para disputar bem uma temporada que se anuncia muito equilibrada e disputada.

A fotografia não pode empolgar, mas realmente não estamos mal. Se a gente jogar no 4321 ou no 4231 (que prefiro) temos bons jogadores, temos que criar uma dinâmica de jogo, ter jogadas ensaiadas, fazer da bola parada uma arma e criar uma forma de jogar que lembre o tricolor, mas que seja ao mesmo tempo moderno, veloz e aguerrido. Com certeza a torcida vai ser novamente o diferencial. Somente com identidade e força poderemos pintar novamente o Brasil e a América de Azul, Preto e Branco.

 por 

Nenhum comentário: