quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Nosso TRICOLOR para 2015!

Nosso TRICOLOR para 2015!
 
Salve tricolores!
 
É momento de retomada. Começamos mais uma temporada, os negócios ainda rolam até o final de janeiro, na janela internacional e segue até o Brasileirão na janela interna. O tricolor depois de participações em Libertadores tem somente o campeonato gaúcho e fases iniciais da Copa do Brasil neste primeiro semestre.
 
Estivéssemos na Libertadores o nível de investimento do grupo tricolor seria maior, em virtude da vontade do tri da América e de ter muito mais recursos nos cofres (fruto da televisão, prêmios, patrocínios, bilheterias e venda de produtos). Mas sendo esta a nossa realidade nos resta, com sabedoria, colocar ordem na casa: diminuir folha de pagamento com jogadores secundários, devolver jogadores emprestados, finalizar contratos de jogadores, reemprestar jovens que não devem ser aproveitados e buscar alternativas para jogadores que foram contratados com altos salários e longos vínculos. É uma medida antipática – reduzir custos e folha de pagamento – mas é fundamental para a saúde tricolor nas próximas temporadas. Isto faz com que este primeiro semestre seja um laboratório para o tricolor, valorizando a base e buscando reposição com peças pontuais. Felipão sabe fazer isto como poucos.
 
Se o grupo de 2014 já tinha grandes problemas podemos pensar que começar 2015 assim seria pior ainda a perspectiva. É verdade, neste primeiro semestre não podemos imaginar um time melhor, mas em termos de 11 iniciais a qualidade do time do ano passado para o time deste ano mudou pouco, o problema é que em termos de grupo as coisas ficaram ainda mais apertadas. Como disse ainda tem tempo para negócios pontuais, mas acredito que nada de extraordinário deve acontecer.
 
Em termos de saída Alan Ruiz e Dudu foram devolvidos aos seus times por serem emprestados com direitos fixados acima do que seria razoável para o tricolor pagar. Pará e Bressan foram para o Flamengo. O primeiro para quitar parte da dívida com Flamengo por causa do Rodrigo Mendes, o segundo para ter uma condição de jogar mais. Werley estava num momento em que mudar de ar é melhor para ele e para o tricolor, não teria condições de jogar aqui e sempre rondava desconfiança com sua presença em campo. Lamento a perda de Zé Roberto e Saimon, mas em fins de contrato eles optaram por seguir a vida em outras equipes e acabaram ajudando o tricolor a reduzir seus custos. Riveros que foi contratado para substituir o Fernando quando foi para a Ucrânia voltou para o seu país natal encerrar sua carreira. Vai fazer falta.
 
Outras saídas são interessantes, Maxi Rodriguez e Fernandinho foram colocados em vitrines neste primeiro semestre e podem se valorizar para serem vendidos em seguida. Outros jogadores devem ser colocados em outros times ou liberados, inclusive alguns que estão na pré-temporada com Felipão e não devem ser aproveitados depois. Existem outros que ainda buscam soluções e devem aliviar a folha de pagamento do tricolor. Kleber, Adriano e Edinho são jogadores que oneram a folha em mais de um milhão de reais. Quando contrataram eram boas alternativas, mas hoje se transformaram em elefantes brancos no grupo tricolor.
 
Vamos ao grupo tricolor. Neste primeiro semestre temos bons goleiros – Marcelo Grohe é talvez o melhor jogador do grupo tricolor, nível de seleção brasileira. Tiago e outros jovens goleiros são alternativas seguras. Griti que jogou a Copa São Paulo jogou bem e mostra que a meta não vai ser o nosso problema e que temos conseguido formar bons goleiros desde os tempos de Danrley.
 
Nas laterais a vida é muito complicada para o tricolor. O ano passado tínhamos já a falta de grupo nestas posições, com a saída de Pará e Zé Roberto as coisas ficaram ainda mais complicadas. Galhardo e Mathias Rodriguez são jogadores que mais apoiam que marcam. Nenhum dos dois teve um bom ano de 2014, mas, se as lesões não atrapalharem, Galhardo – que tem contrato até o final do ano – deve assumir a posição. Surge para a lateral direita o jovem Raul que deve ser alternativa este ano e pode vir a ser no futuro o dono da nossa camisa 2. Na esquerda Marcelo Oliveira marca mais que apoia, é polivalente, Marcelo Hermes e Liverson não mostraram um futebol diferenciado, mostrando talvez a necessidade de ter mais um peça para esta posição.
 
Na zaga o tricolor tem 3 boas peças e jogadores da base para aproveitar. Em condições normais Rodholfo e Gerolmel seriam a dupla titular. Com a lesão de Geromel o forte Erazo deve ser a dupla ao lado de Rodholfo. Se Erazo for o da Copa ele tem tudo para ficar em definitivo no Grêmio e ter um setor forte e competitivo. Se for o do Flamengo é jogador para compor grupo – em tempo o esforço dele para vir pro Grêmio deve ser reconhecido. Gabriel Silva e Thyeri são jovens que devem ir se firmando na temporada. Gabriel foi um pouco inseguro em alguns momentos, mas deve ganhar confiança com o andar da temporada. Lucas e o outro Gabriel (que viveu dois anos com lesões) completam o grupo. Recuperado Gabriel é jogador para compor o banco ao lado Erazo e entrar com frequência no time tricolor.
 
Os volantes são outro problema que surgem hoje para o tricolor. Um setor que tinha várias alternativas com a lesão do Ramiro e saída de Riveros ficou carente. Em condições normais hoje Wallace e Ramiro seriam os titulares. Felipe Bastos, que ainda não sabemos que se fica ou se saí, mas que tem contrato até a metade da temporada é um jogador importante para o grupo tricolor. Araújo e Balbino foram elogiados na pré-temporada e devem ser aproveitados durante a temporada. Aqui vejo que Riveros vai fazer muita falta pra o grupo tricolor. Aqui, no segundo semestre, o tricolor deve buscar alternativa, ou mesmo buscar alguém um negócio de ocasião.
 
Na meia temos uma situação interessante. Giuliano e Douglas, em tese seriam os titulares tricolores, mas Luan e Lincoln podem surpreender na busca de uma vaga. O tricolor se desenha no 4222 clássico, com dois meias e dois volantes o ano passado lembrava um 4231 com dois volantes, Wallace e Felipe Bastos, com Ramiro, mesmo sendo de origem mais defensiva, numa linha de 3, centralizado, com Dudu e Luan pelos lados. Com dois centroavantes o 4231 fica descartado. A qualidade deste jovem Lincoln e a necessidade de dar ritmo e valorizar Luan, junto com a lesão de Giuliano deixam o grupo em aberto nesta posição.
 
No ataque temos uma fartura de opções. Acredito que nem todos vão ficar no grupo, mas o que vemos é que temos duas estrelas: Moreno e Barcos. Everton, Lucas Coelho e Everaldo são as primeiras alternativas, junto com Luan. Paulinho é uma alternativa de velocidade. Erik é admirado pela diretoria.
 
Temos ainda os jogadores da Copa São Paulo que podem ser aproveitados como o centro avante e o Arthur – volante. Enfim o grupo, como disse antes, não esta fechado, negócios de ocasião não devem ser descartados e temos o primeiro semestre para fazer testes e avaliar todos estes jogadores sem grande pressão. Claro que queremos e devemos ganhar o Gauchão, mas perder o estadual não deve ser terra arrasada. O principal saldo deste semestre será projetar jovens jogadores. Se tudo der certo o tricolor vai precisar de uns 3 ou 4 jogadores para fechar o grupo no segundo semestre quando queremos ter time para disputar o Brasileiro e entrar no G4 e apostar as fichas na Copa do Brasil, ainda mais concorrida com os times reforçados da Libertadores, Palmeiras, Flamengo e outros grandes do futebol brasileiro que devem chegar nas fases finais da competição.
 
O ano de 2015 promete ser um ano de colocar a casa no lugar. Se eu fosse o Felipão gostaria de ter o tricolor no final de semestre com este time e banco: Marcelo Grohe, Galhardo, Geromel, Rodholfo e Marcelo Oliveira, Wallace, Ramiro, Giuliano e Lincoln, Luan e Moreno e teria no banco Tiago, Matias, Erazo, Gabriel e Marcelo Hermes, Araújo, Felipe Bastos e Douglas, Paulinho, Everton e Barcos. Aliás ficaram muito bonitos os novos uniformes tricolores com a Umbro. Gostei da Puma e da Topper, mas acredito que com a Umbro vamos elevar ainda mais o nível e embora a camisa esteja cara é algo que sempre vale o investimento. O tricolor tem uma divida com a torcida que merece um titulo. Esperamos este ano pintar o RS e a América de Azul, Preto e Branco.
 
@gremistaoficial
@getuliovargasjr

Nenhum comentário: