sexta-feira, 14 de março de 2014

Bom jogo de Grêmio e NOB na Arena‏

Saudações tricolores

Mesmo sem contratações bombásticas e a saída de jogadores renomados no mercado, podemos afirmar que o tricolor deste ano, tem muito mais a cara do Grêmio que queremos do que o tricolor do ano passado e tem jogado muito mais, numa comparação com o próprio Grêmio.

Enderson Moreira, que não tem o mesmo nome e experiência de Renato e Luxemburgo, mas até agora, já deu ao tricolor uma outra forma de jogar, parecida com a que ele mostrou no Goiás. E como o material humano aqui é muito superior ao de lá, e com uma base sólida de defesa, herança de Renato, foi mais fácil começar a implantar uma futebol mais volumoso e moderno, dialogando diretamente com o que vemos semanalmente nos campeonatos europeus, como inglês, espanhol, italiano e alemão. Isto mostra que o Koff estava certo em sua escolha e Rui Costa antenado para buscar os reforços pontuais para uma equipe boa e um clube quase falido.

No jogo contra o NOB ontem vimos duas escolas de futebol muito interessantes em campo. O time argentino em muitos aspectos não parece argentino. Tata Martino que treinou o Paraguai por muito tempo, era treinador do NOB quando foi para o Barcelona e podemos ver muito dele ainda neste time argentino. O toque de bola, a paciência, a qualidade dos jogadores, nos permitiu um belo espetáculo.

Por outro lado o tricolor no primeiro tempo usou uma formação mais conservadora, com Riveros e Ramiro mais liberados no meio, esta formação lembra o Renato quando jogava com Losango no meio, mas hoje com Luan e Barcos mais avançado tenha a mesma eficiência defensiva, com mais força no ataque. Este esquema é uma variação interessante, vai ser fundamental para jogos fora e em jogos que tenhamos que fortalecer a marcação.

Durante todo tempo que esteve em campo Luan foi uma peça aguda e perigosa, ao lado de Wendell protagonizou as principais tentativas tricolores. No segundo tempo o tricolor melhorou quando Dudu entrou. Sua presença perturbou a lenta defesa do NOB. Aliás, as entradas de Alan, Dudu e Maxi somaram e deram mais alternativas ao tricolor. Barcos perdeu um gol que poderia ter feito. O goleiro deles, Guzman, teve uma atuação segura, e com Heinze comprometendo, ele muitas vezes ele jogou até adiantado.

A passagem dos laterais foi interessante, ontem Pará apoiou mais do que tem apoiado. Werley teve uma partida impecável e foi, pra mim ao menos, o melhor zagueiro tricolor em campo. Marcelo quase não foi notado.

A partida de ontem foi digna de dois grandes times desta Libertadores. Devemos lembrar da campanha no ano passa do NOB na Libertadores e é o atual campeão argentino. Por outro lado o tricolor conseguiu mostrar força em casa e tem tudo para buscar pontos fora contra Nacional na Colômbia na semana que vem contra o próprio time argentino.

A torcida fez sua parte, foram mais de 43 mil gremistas apoiando e cantando. Ontem a pauta foi futebol e disto o tricolor entende. Todos somos contra o racismo no futebol e em qualquer lugar e nunca custa reafirmar isto. #PORumaCOPAsemRACISMO

Realmente estas partidas nos animam para sonhar, projetar a realização de planos grandiosos para o tricolor em 2014. Um time com força e com a cara da Libertadores. Este ano ainda podemos pintar o Brasil, a América e o Mundo de Azul, Preto e Branco.

@getuliovargasjr
@gremistaoficial

Nenhum comentário: