segunda-feira, 2 de março de 2015

Grêmio empata GREnal que poderia ter ganho!


O GREnal da Paz, como foi denominado este jogo pela êxito da torcida mista, não foi o clássico de gremista algum, mas com certeza não foi o GREnal do pesadelo que muitos pessimistas sonharam que seria.

Ainda estamos longe de ter cara de time. O tricolor do final do ano passado para este ano regrediu. A falta de atacantes ainda assombra o Grêmio, mas a redução da folha já foi significativa. Isto não é fácil, mas é um desafio que temos que enfrentar agora, para poder investir depois.

Hoje pagamos o ônus de ter tido times caros e que não venceram, feitos às pressas para competições e não fruto de planejamento. O tricolor de 2014, por incrível que pareça, foi o time com menos jogadores emprestados (Bastos, Alan Ruiz e Dudu), mas pagamos a conta em 2015 pelo final de contrato de muitas peças. Por outro lado pagamos salários milionários para jogadores de contratos longos, que emprestamos ou ainda esperamos negociar.

Não bastasse tudo isto Geromel e Giuliano, dois jogadores importantes ficaram fora do início da temporada e Ramiro se lesionou nos primeiros jogos. O fato é que o tricolor precisa, mesmo com toda esta contingência de gastos de reforços e ainda não teve nesta temporada. Com a chegada de 2 a 3 peças devemos poder encarar e ganhar o Campeonato Gaúcho. Encaixando estes reforços, com mais 2 ou 3 contratações pontuais.

Vamos ao GREnal – o tricolor apresentou o que tinha de melhor no momento. Com Giuliano sem condições de jogar 90 minutos o treinador tricolor apresentou um tricolor com Mamute de atacante (onde novamente foi prometido um reforço para titularidade), Lincoln no lugar que seria de Luan (lesionado), Bastos (no lugar que seria de Giuliano no segundo tempo) Araújo no lugar que foi de Bastos no segundo tempo e Walace (que voltou ao time). Douglas fez um bom jogo e até voltou para marcar em muitos momentos. Para fechar o lado esquerdo e o direito, usou Marcelo Oliveira e Matias, no lugar dos favoritos Junior e Galhardo. Erazo ainda ocupa a vaga que é de Geromel.

A escalação surpreendeu Aguirre, e a torcida tricolor, com um time que fechou espaços e buscou jogar na velocidade. Lincoln, Marcelo Grohe e Matias jogaram muito bem e a entrada do Giuliano, apesar de ainda não ser o que esperamos, acrescentou qualidade.

O GREnal teve momentos de superioridade de ambos os times, mas depois dos 30 min do primeiro tempo, até os 15 minutos finais do segundo tempo a superioridade foi do tricolor. Que infelizmente não traduziu em gols. A falta de qualidade foi superada com marcação encaixada e velocidade. Num GREnal que muitos davam a derrota como certa o empate poderia ter se traduzido em vitória.

Com o retorno de atletas em recuperação e as contratações prometidas teremos alternativas, coisas que não temos hoje e não tivemos nas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho. Pela primeira vez começamos a visualizar um time, cara de time, com pegada, disciplina e vontade. Ainda estamos longe de ter uma dinâmica, jogadas ensaiadas, bola parada, mas evoluímos muito em relação ao início quase catastrófico.

Acredito que vamos crescer muito nas próximas semanas e chegaremos em outro patamar nos playoffs do Campeonato Gaúcho. Antes de encerrar deixo minha indignação com a mídia que coloca os problemas nos estádios nas torcidas organizadas. Isto é simplificar os problemas, a torcida organizada é importante e deve sempre ser respeitada. Excessos que acontecerem devem ser punidos exemplarmente, mas nunca a criminalização da torcida inteira. Acredito que podemos este ano pintar, o RS e o Brasil, de azul, preto e branco.

@gremistaoficial

Nenhum comentário: