quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

2013 Começa agora!‏


Saudações tricolores!

Que noite meus amigos, que noite! Linda nossa torcida nas manifestações de apoio e solidariedade à tragédia de Santa Maria.

Foram 180 minutos de futebol em que claramente fomos melhores que a LDU, mas tivemos o azar de tomar um gol fora que nos obrigou a jogar pressionado, como sempre, em casa. Ontem o time se empenhou e enfrentou um time fechado, com atletas experientes e que buscaram valorizar cada segundo, com cera, catimba, malicia enfim, sabiam que o resultado da ida dava uma vantagem pequena, mas considerável.

Estava em jogo o destino de nossa temporada! Não vou entrar no desempenho de cada jogador, mas vou destacar que a Arena nasceu com um grande susto e uma grande vitória. O gol do Elano é daqueles pra ser visto dezenas de vezes, pela importância e pela beleza do chute. Nos pênaltis os meninos estiveram firmes, batismo de fogo para todos, inclusive para o Marcelo Grohe, grande herói de ontem, que mostrou estrela ao buscar o pênalti, mas que ainda, nesta questão especifica dos pênaltis, tem que aprender com o Dida e procurar não adivinhar o canto na hora das cobranças.

Depois do gol a avalanche mostrou que a Arena ainda não estava preparada para torcida gremista. Isto acontece em um momento de comoção e preocupação nacional com medidas de segurança, buscando evitar que outras tragédias ocorram, faz com esta iniciativa, bonita, mas perigosa. Todas as medidas necessárias para segurança da torcida devem ser tomadas. Realmente defendo a torcida de pé, atrás do gol, como uma verdadeira muralha azul, mas um denominador comum tem que ser encontrado urgentemente. Este setor foi pensando pra torcida, é o setor mais popular, deve se adequar a realidade e não o contrário.

Luxa queria Dida e Cris como pilares de experiência. Quis o destino que Marcelo, Saimon, Bressan e Alex tivessem destacada atuação. Tony mostrou que esta abaixo destes entre os jovens. Deretti entrou bem, mas precisamos de um reserva mais experiente para Elano e Zé Roberto. Não podemos esquecer que tem jogadores que precisam de mais partidas pra superar o cansaço e ontem foi somente o segundo jogo, que também foi uma segunda guerra de nervos. Vargas é um jogador diferenciado. Já disse ontem no twitter: se o passe dele é fixado em treze milhões de euros, que o Koff vá buscando formas ou parceiros para comprar este guri. Se manter este futebol em títulos ou numa breve revenda ele se paga.

Gente, agora falando de projeções. Insua foi uma grande perda. Seria um lateral muito bom e acabou indo pro Atlético de Madrid. Agora temos que buscar no mercado um lateral, um meia e um zagueiro. Outros negócios podem surgir, podemos além de inscrever 30 (temos hoje 25 e Kleber, Fábio e Bertoglio lesionados ficaram pra segunda lista) trocar nomes da lista anterior. O tricolor segurou pois precisava saber se iria se classificar para saber o nível de investimento que deve ser feito. Agora não temos mais a concorrência com o mercado europeu, o que ajuda na concorrência, mas dificulta, pois caso o clube não tenha substituto dificilmente aceita liberar um atleta diferenciado. O Napoli só liberou o Vargas depois que trouxe outro atacante pro grupo.

Agora podemos dizer que 2013 começou e começou bem. Temos uma casa, que tem que ter muitos ajustes, mas será uma grande casa pro tricolor. Podemos lamentar que pegamos a LDU, mas foi bom, já eliminamos um concorrente direto na disputa e poderíamos ter cruzado com eles mais adiante na Copa, o fato é que estamos na Libertadores 2013, fase de grupos e teremos Fluminense e depois adversários que não podem ser subestimados. Todos os pontos são fundamentais. Este ano vamos pintar o RS e a América de Azul, Preto e Branco. Vamos tricolor!

@gremistaoficial
@getuliovargasjr

Nenhum comentário: