segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pontos Jogados Fora Sempre Fazem Falta


Em 2008 o Grêmio líder do campeonato, perto do título. Um empate com o Figueirense aqui no Olímpico praticamente limou nossas chances de título. Em 2009, naquele fatídico jogo do “Entrega, Grêmio”, o Inter chegou na última rodada clamando por uma vitória nossa contra o Flamengo por desperdiçar pontos importantes em casa. São exemplos de como se jogar uma campanha fora. E, mais uma vez, o Grêmio vacilou.
Só pro América-MG, foram quatro. Sim, some ao empate de ontem o empate em 1x1 no Olímpico, considerando que você poderia ter vencido com facilidade, e está tudo ferrado. O lanterna do campeonato, time frágil tecnicamente, ajudou a debilitar nossa campanha no Brasileirão.
No jogo deste sábado, o gramado molhado por causa da chuva que atingiu Sete Lagoas deixou o jogo mais difícil para o trabalho das jogadas, mas o Grêmio dominava as ações da primeira etapa e dava aulas de como perder gols. Até que em uma cobrança de falta, o lateral Thiago Carleto dispara um chute forte. A bola ganhou velocidade, raspando na grama molhada, e atrapalhou Victor. Resultado? América 1x0.
Os mineiros conseguiram reverter o domínio da partida a partir do gol, mas aos 30 minutos perderam um jogador por expulsão. Aproveitando a vantagem, o Grêmio voltou a pressionar e logo chegou ao gol. 2 minutos depois, André Lima empata, depois de finalizar com força. 1x1 no placar e expectativa de crescimento do Tricolor na partida.
Segundo tempo, o Grêmio começa pressionando e chega ao segundo gol logo cedo. Descendo pela lateral-esquerda, Julio Cesar cruza e pega André Lima livre na área, ele sai da marcação e bate forte. Grêmio vira o jogo, 2x1.
Mas o aproveitamento da vantagem de um jogador a mais durou pouco. O América passou a igualar o domínio do jogo e pressionava nas faltas e chutes de longa distância. A saída de Douglas, com dores nas pernas, prejudicou ainda mais o Grêmio na partida. Sem contar que Roth facilitou ainda mais a vida do América retrancando o time e trazendo os mineiros pra dentro de seu campo. Até que na falha de marcação da bola aérea, mesmo com um homem a mais, o América empatou o jogo em 2x2. Entregamos o resultado, perdemos pontos importantes, ficamos definitivamente sem chances de G-5 (que, mesmo acreditando, seria utopia), e acabamos mais uma temporada sem grandes conquistas.
E agora, chegou a semana que todos esperavam desde janeiro. O reencontro entre Ronaldinho Gaúcho e a torcida do Grêmio. Mas cuidado, gremista. O jogo é perigoso, pois o Flamengo não se resume apenas a Ronaldinho, há muitas peças perigosas. Sem contar o clima tenso que pode nos prejudicar no STJD. Portanto, não faça besteiras. Vale vaiar, tirar sarro, mas sem violência. Mas não esqueça o principal: é o Grêmio em campo, ele sempre será maior que tudo e precisa de seu apoio.
Força e Raça, meu Grêmio.
Por @maurinhodutra

Nenhum comentário: