sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

GRÊMIO: Potencial pouco explorado

GRÊMIO: Potencial pouco explorado

       Uma questão que gostaria de levantar, pois acredito que muitas vezes passa “batido” nas discussões sobre o GRÊMIO, é como as gestões tratam o marketing do clube.
Ouvimos todos os dias reclamações do déficit financeiro, da falta de dinheiro para investimentos e contratações, mas percebo um Grêmio com poucas soluções para chegar à resolução deste problema. 

     Mesmo passando pela crise do capital que se instaura no mundo, nota-se investimentos pesados em publicidade esportiva no Brasil, como nunca antes visto. Alguns clubes passaram a valorizar muito mais sua marca, buscando uma relação mais próxima com seus torcedores e aumentando as receitas de publicidade. 
     Percebe-se hoje uma mudança no método de gestão de alguns clubes, que anteriormente era baseado somente na formação e venda de jogadores para um modelo idealizado na valorização da marca e fidelização dos torcedores. Alguns clubes que passaram a ser os atuais protagonistas no Brasil, estando entre os postulantes a títulos, se mostram na vanguarda desse processo, como o Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e até mesmo o nosso rival. 
      Por sua vez, o Grêmio demonstra uma enorme demora para entender essas mudanças e acaba sempre correndo atrás, ficando, infelizmente, em um segundo nível de clubes no Brasil neste quesito. Se algo se torna tão importante para os clubes, não está na hora da direção gremista abrir os olhos e dar mais valor para isso?  O Grêmio necessita criar ações marketing que recoloque o clube no patamar que merece, inflame seu torcedor e conquiste novos adeptos e fontes de renda. Um clube grande deve parecer grande, não só de vitórias ele vive, mas também do seu potencial comercial.
     Os maiores clubes do mundo se tornaram grandes, pois conseguiram romper fronteiras e vender suas marcas por todos os continentes e faturam milhões com isso.
     Com a era da internet a todo vapor, o marketing virtual tricolor é tímido, disponibiliza ao seu consumidor uma página deficitária em muitos momentos. Raras ações chegam de fato mobilizar a maior parte da torcida.  Mesmo com o aumento evidenciado nas receitas, chegamos a um déficit financeiro recorde no ano de 2010. Fica claro que algo está errado, falta capacidade dos nossos gestores ou é será a falta de profissionalização da direção? 
     Quero propor uma discussão maior sobre o modelo de gestão do clube e ver o associado mais atencioso e participativo às questões do clube. 
Acostumamo-nos a sermos os melhores, por isso sempre cobramos contratações milionárias e um time vencedor na busca de nossa quimera, o mundial. Contudo, faz-se necessário renovar, evoluir, planejar em longo prazo. Esperamos ao menos que a Arena consiga trazer mudanças profundas na gestão tricolor, não apenas trocas de pessoas, mas sim de pensamentos, ideias.

 Curiosidades:
- Lembram do árbitro Djalma Beltrami, que apitou a final da batalha dos aflitos expulsando meio time do Grêmio??  Pois é, acaba de ser preso no Rio de janeiro acusado de receber propinas do tráfico de drogas.



Saudações Tricolores.

Éder Puchalski

Nenhum comentário: