sábado, 31 de dezembro de 2011

2012 Tricolor e Copeiro!

Bem, eu já vivo incomodando o pessoal do TOGT no twitter, agora vou colaborar aqui no site. Sou um torcedor comum, que vou ao estádio e ama o tricolor, ou seja, igual a maioria de todos que lêem e acompanham o TOGT. Aliás, não acredito que haja maior ou menor apaixonado pelo tricolor, amamos intensamente este clube que é uma grande paixão e em comum temos o desejo de seu sucesso. Desta forma elogio e critico pensando no bem do time, do clube que amo.
Ano novo, vida nova! Esta frase pode soar muito clichê, mas poucas vezes resumiu tanto o sentimento da nação tricolor! Não quero entrar em quem foram os responsáveis por tantas trapalhadas e desacertos em 2011. Também seria precipitado dizer que as coisas de um ano pra outro mudaram como em um passe de mágica. Os acertos de um ano passam pelos equívocos de outro, não poderia ser diferente! O que irrita, e isto é assunto pra outro texto, é que não se vê o clube como algo continuado, se vê nosso tricolor como ciclo de 2 ou 4 anos, que não se relacionam entre si, colocando a instituição Grêmio em segundo plano em relação a projetos de grupos ou pessoas.
Ao mesmo tempo, por coincidência ou não, não tenho visto o coração na ponta da chuteira, não tenho visto superação, vontade, entrega ao menos não como me acostumei a ver meu tricolor. Nunca imaginei que escreveria isto, que não vi entrega nos jogadores do Grêmio. Postei no twitter este ano que vi o Vasco jogando como o Grêmio, pegando, mordendo, marcando, e vi o Grêmio na mesma rodada jogando como o futebol carioca, tocando de lado, sem profundidade, sem vontade, perdia o jogo e administrava o placar. Isto não existe, isto definitivamente não é o Grêmio.
O Grêmio de 2010 tinha uma base, mas a palhaçada com o MercenáR10, a perda de Jonas e outras verdades não se confirmaram em 2011: o Victor não foi o mesmo goleiro, Gabriel, Lucio e outros que surgiram como afirmações afundaram junto com Lins, Gilsons, Rafas, Clementinos, Adilsons, e tantos outros, resultaram num ano para ser esquecido em termos de resultado e servir como referência do que nunca mais pode ser feito. O que restou positivo de 2011 é que Marcelo, Mário Fernandes, Saimon e Fernando se afirmaram como bons jogadores, somados a boa contratação do Júlio César, que estão no centro do projeto para este ano.
Talvez, e Maquiavel destaca que tem que se ter virtude e fortuna, nossa sorte seja que 2012 vem com recursos da nova negociação dos direitos da TV e a virtude esteja, estando com a temporada encerrada cedo, tenhamos ido cedo pra negociações difíceis e potencialmente caras. Marcelo Moreno e Kleber representam uma grande dupla de ataque. Marco Antônio era desejo de todos grandes clubes paulistas, e veio de graça. Léo Gago veio pelo mesmo valor que o Grêmio vendeu o Adilson, alguém duvida de acréscimo técnico com estas contratações? Acredito que muitos viram um vídeo de jogadas do Diego Nunes, bom meia, além dos zagueiros Grolli, Pablo e Sorondo.
A necessidade, bem mais que vontade, nos faz ter que dispensar jogadores que não renderam ou não vão ter espaço no projeto de 2012. Eu sou fã de Lúcio, André Lima e Rafa Marques pelo carinho e identificação com o clube que eles têm, mas seus salários altos e condição de jogador de grupo, talvez nem de reserva imediata, não seja a mais adequada para suas carreiras, desta forma entendo acertada a decisão de colocar eles no mercado. Com certeza em times como Palmeiras, Botafogo, Portuguesa eles vão ser jogadores importantes, talvez titulares indiscutíveis, mas pro Grêmio vencedor que queremos não. Aliás temos que enxugar a folha, até para aumentar a capacidade de investimento, sem medalhões que não tenham um perfil do Grêmio Copeiro! Um jogador que ganhe R$ 300 mil por mês, custa quase R$ 4 milhões por ano, mais os encargos. Isto justifica o clube manter Viçosa e apostar no seu crescimento, como alternativa de grupo, ao invés de André Lima.  Isto explica insistir em Colaço que é bom lateral, ao invés de Lúcio.  Neste sentido Borges, Carlos Alberto, Leandro e outros jogadores que pagamos em 2011 e estão fora dos planos, saindo da folha de pagamento representem, talvez, mais que o salário das contratações efetuadas.
Toda e qualquer economia se justifica para manter, bem remunerado e com contratos longos, atletas como Douglas, Kleber, Moreno, Mário, Victor e Fernando que estão num patamar acima de qualidade. Desta forma Gabriel, apesar do alto salário se justifica, pois é um raro lateral direito e o Grêmio necessita de outro bom lateral direito no grupo. Apesar dele em 2011, como quase todo mundo, não tenha tido um bom ano.
Vou contar com a palavra da diretoria, Pelaipe (que mudou a cara do futebol do Grêmio) e Odone e pensar o que time que apoiaremos nas cadeiras e arquibancadas do Olímpico, e depois na Arena: Victor, Mário, Zagueiro a ser contratado, Saimon e Julio César, Fernando, Léo Gago, M. Antônio e Douglas, Kleber e Moreno. Reservas imediatos: Marcelo, Gabriel, Vilson, Sorondo e Colaço, Gilberto, Rocka, Felipe Nunes e Marquinhos, Leandro e Miralles. Conto com o zagueiro porque é uma promessa sempre repetida. Por outro lado não conto com Carlos Eduardo que entraria como titular neste time, e conto com Douglas pela evolução recente. Isto serve como projeção. Com certeza pro grupo do segundo semestre, pro bem e pro mal, teremos algumas alterações, mesmo que pontuais.
O pensamento da torcida gremista é o seguinte: 2012 tem que ser um ano vencedor. Não falo de vencer o gauchão, estou falando de vencer a Copa do Brasil e disputar o Brasileiro até o fim, como o Vasco fez este ano, jogou tudo com vontade, jogou para ganhar!Este grupo de jogadores tem qualidade, tendo raça, vestiário e o treinador não atrapalhando temos tudo voltar a pintar o Brasil de azul, preto e branco.
                                                                                                                             Por @getuliovargasjr

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Getúlio!! Belo post!! DALHE TRICOLOR!
@EDpuchalski