sexta-feira, 15 de julho de 2011

Até Onde Vai o Direito de Cada Jogador?


Nosso noticiário tem destacado a declaração polêmica do Marquinhos, dizendo que ele e Douglas devem jogar juntos na meia cancha do nosso Tricolor. A resposta da Direção foi: “Jogador joga e treinador treina”. Eis que surge a pergunta-título deste post: até onde vai a liberdade de expressão de cada jogador?
Existem muitos casos de jogadores que, ao longo do tempo, acabam tendo poder de opinião dentro do vestiário. No São Paulo, por exemplo, independente de quem seja o treinador, Rogério Ceni tem “poder de veto” em quase todas as decisões do time. Quando nosso rival ribeirinho nasceu para o futebol, com seu time de 2006, Fernandão, Iarley e Clemer compuseram o “Triunvirato Colorado”. Porém, em ambos os casos, os jogadores citados tinham tempo longo de casa e títulos.
Voltando pro nosso caso. Marquinhos acabou de chegar. Ainda está se entrosando com o grupo, precisa de tempo pra pensar em “botar ordem no galinheiro”. Mas, não esqueçamos, essa função é do Julinho. Não é dele, nem de jogador nenhum. Reivindicar titularidade? Querer mostrar serviço? Tudo bem. Faça isso jogando, aproveitando as chances que receber. Assim como faz Mário Fernandes, por exemplo. Mário Doril sempre deixou claro que quer ser zagueiro, que essa é sua posição preferencial. Mas em algum momento você ouviu alguma reclamação por parte dele? Não. Pelo contrário, ele sempre agradeceu por ter uma oportunidade como lateral, pois, pelo menos, estava jogando.
Marquinhos, bruxismo é uma prática que não é cultuada por nossa torcida. Mas voltar-se contra o treinador tão cedo assim também não é muito boa coisa. Jogador rebelde não costuma cair nas graças da torcida. Pelo menos, mostre serviço primeiro. Assim fica mais fácil saber se vale a pena defendê-lo numa discussão dessas. E Julinho, não deixe que vaidades tomem conta do vestiário. Ter opiniões pra lhe ajudar é uma coisa, ter gente “metendo o bedelho” no teu trabalho, é outra.

                                                                                                    Por @MaUrInHoDuTrA


Nenhum comentário: