quinta-feira, 15 de setembro de 2011

108 Anos da Paixão Mais Inexplicável do Mundo #GRÊMIO108anos

15 de setembro de 1903. Um grupo de amigos, liderados por Cândido Dias, se reuniram para fundar um timezinho de futebol. Digo timezinho, pois, na cabeça deles, seria um pequeno clube onde poderiam se reunir para praticar o novo esporte que surgia no Brasil.
Este clube cresceu, cultivando ao longo de sua vida o espírito de luta e garra do povo gaúcho e dos irmãos platinos. Uma história linda, repleta de grandes conquistas mundo afora, escrita por grandes guerreiros e milhões de torcedores loucos e apaixonados.
Depois desta linda história, que passou pelo bairro Moinhos de Vento, na Baixada, há 57 anos se desenha na Azenha, no Olímpico Monumental, e que se prepara para continuar no Humaitá, na nova Arena que se forma, o nosso Grêmio completa 108 anos de existência. Uma longa estrada pra quem vê, mas para nós, que vivemos o Grêmio, é só o começo.
Vimos Airton Pavilhão, vimos Lara, o goleiro que, praticamente “morreu em campo” e foi parar no hino, Everaldo, a estrela dourada de nossa bandeira. Vimos ídolos virarem técnicos, como Foguinho, e tantos outros. Em 1977, conquistamos um campeonato regional que até hoje é comemorado religiosamente em forma de um jantar. Vimos Renato, um jovem de Bento Gonçalves, até então, um padeiro, terminar de pintar a Terra de Azul, Preto e Branco e se tornar ídolo mor, depois de já ter pintado a América ao lado de um uruguaio que sangrou pelo Grêmio, Hugo de León.
Vimos ser criado um campeonato nacional em que fomos os pioneiros do Brasil a conquistá-lo. E olha, foi tão bom que conquistamos mais 03 vezes. Calamos São Paulo na década de 80, quando Deus havia guardado algo de bom para nós, graças a Baltazar. E também calamos o Rio de Janeiro, em 1997, em cima dos “queridinhos do futebol nacional”, valeu Carlos Miguel. Pintamos a América de Tricolor em mais uma vez, revelando um dos maiores times da história do futebol brasileiro, Danrlei, Dinho, Paulo Nunes, Jardel, entre outros. E só não pintamos o Mundo de novo por azar do destino. Mas que vendemos caro, vendemos...
Um time que até nas maiores dificuldades, durante períodos de desgraça, sabe ressurgir das cinzas e ser chamado de Imortal, surpreendendo até a nós mesmos, que achávamos que já não teríamos mais forças. Não é mesmo, menino Anderson? Ou você acha que vai ver um goleiro como Galatto defender um pênalti e, ao lado de seus SEIS companheiros que sobraram fazer um time ser campeão, ainda mais em terras distantes?
Foi um passado brilhante, emocionante e imensurável. Nosso presente está nebuloso, é verdade. Mas hoje é dia de comemorar o passado, repensar o presente e preparar-se para o futuro. Mas nunca é tarde para agradecer.
A todos acima citados, e a tantos outros, como Scotta, Gessy, Ortunho, Ancheta, Arce, Tcheco, Rivarola, Lucas, Sandro Goiano, Cuca, Nildo, os irmãos Moreira, Émerson Leão, Victor, Adílson “Capitão América”, Eder, Dener, e principalmente a você, irmão torcedor gremista:
O MEU MUITO OBRIGADO!

2 comentários:

Anônimo disse...

\o/

Anônimo disse...

irmãos moreira??? ta de sacanagem