sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Acorde Pra Vida, Grêmio

O jogo de ontem mostrava em campo um Grêmio que precisava voltar a vencer, principalmente depois da goleada de São Januário, e que queria defender uma série de três jogos sem derrota em casa. E, do outro lado, um Botafogo com cara de guri do interior: com cara de tímido, mas louco pra fazer o crime.
Dois minutos de jogo e a tal preocupação da bola aérea dos cariocas já se fazia presente. Um cruzamento da esquerda passou na linha da pequena área do Grêmio. Pra nossa sorte, Abreu e Herrera passaram por ela. Mas aí o Grêmio passou a se impor, cresceu no jogo. Pela direita, Mário representava a melhor jogada de linha de fundo, tendo em vista a ausência de Julio Cesar, suspenso pelo terceiro amarelo. Bruno Collaço precisa melhorar muito...
Escudero e Douglas estavam bem na partida. O argentino, principalmente, foi o responsável por grande parte das jogadas de ataque do Grêmio com suas arrancadas com a bola dominada e foi quem mais procurou tabelas. Fernando estava bem, mais uma vez, mas é desfalque por lesão e suspensão. Porém o grande problema estava no miolo da zaga. Rafael Marques e Edcarlos não são zagueiros confiáveis. Ainda mais jogando juntos. A falta de entrosamento da dupla e a ausência do afirmado Saimon davam calafrios no torcedor.
O “x da questão” passa por um simples fator: se você não chutar, você não vai fazer gols. Quer dizer, até pode acontecer num escanteio bem batido, ou uma jogada de linha de fundo. Mas o grande princípio é: bata a gol, e será mais fácil de a bola entrar. No primeiro tempo, o Grêmio estava bem. O time batia a gol de onde tinha espaço, chegou a assustar Jéfferson. Assim como na jogada em que Douglas ameaçou o chute, colou a bola no pé para se livrar da marcação e sofreu falta. O reclamão André Lima tomou amarelo, o zagueiro não. Na cobrança, Antônio Carlos desviou e tirou a bola que morreria no ângulo.
No 2º tempo, o Grêmio voltou bem e pressionando, mas mudou a estratégia. Pecou por tocar demais a bola e insistir em jogar pelo meio. E parou de chutar. A melhor chance foi mais uma vez de Douglas, após passe de Miralles. Jéfferson caiu no cantinho e pegou. E o Botafogo? O nosso guri do interior continuava mansinho, descendo só na boa, pegando o Grêmio “de calças curtas”. E numa dessas, Loco Abreu, centroavante que pode não ter muita qualidade, mas é matador, aproveitou o vacilo da zaga e apareceu na cara de Victor pra fazer o crime. Finalizações: 22x2 pro Grêmio. Resultado do jogo, que é o que interessa: Grêmio 0x1 Botafogo.
Perdemos um jogo importante, interrompemos a sequência de vitórias em casa e vimos nossa segunda derrota seguida. Não somos a sensação do campeonato e precisamos trabalhar forte, principalmente pensando em 2012. Não sonhe com G-4, nossa realidade atual não é essa.
Domingo, o desafio é o Avaí, na Ressacada. Os catarinenses estão mal no campeonato e também precisam muito da vitória. Tomara que nós sejamos um bom guri do interior. Mas não o que chega quieto e faz o crime, e sim o guri novo na cidade que chega pegando todas e matando o que vier pela frente.
Força e Raça, meu Grêmio.
Por @maurinhodutra

Um comentário:

Tammy disse...

Merece um parabéns, apesar de não ser fã de futebol, curti o post, muito bem escrito e desenvolvido, parabéns.