segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Melancolia

Ontem, pra você que não se lembrava, era dia de jogo do Tricolor no Monumental. Não se preocupe por ter esquecido. Afinal, o próprio Grêmio insistia em dizer pra si mesmo que não haveria jogo. Nosso time parece já estar de férias antes mesmo de acabar o ano, já que não havia mais nada de interessante a se fazer. Mas, tem que jogar, vamos lá...
O adversário de ontem era o Atlético-GO, que já estava praticamente livre do rebaixamento à série B no ano que vem. O Grêmio precisava vencer. Não para garantir alguma coisa, pois já não havia mais risco de cair, o que seria uma tragédia, e já estava praticamente garantido na Sul-americana em 2012. Precisava vencer mesmo era para “sair da seca” e, como disse Celso Roth, tentar apagar a impressão deixada pela derrota para o Ceará.
Mas ela não se apagou, Celso. Pelo contrário, conseguiu ficar um pouco pior. O Tricolor mais uma vez deu ares de estar desligado do jogo, sem interesse. E deixou o primeiro tempo do jogo modorrento e duro (de assistir, é claro). Só que do outro lado, o Atlético estava sentindo-se mais à vontade do que nunca. O jogo estava se desenhando todo para os goianos, com facilidade de toque de bola e espaços, não demorou muito para que Anselmo entrasse na cara de Victor para abrir o placar.
Roth mudou o time em decorrência da lesão de Rafa Marques. Gabriel entrou e conduziu Mário Fernandes para a zaga. Mas, além da falta de vontade, a falta de entrosamento entre Vilson e William Magrão no meio-campo também prejudicava o time gremista. Resultado: primeira etapa acabando com derrotas e vaias.
Na segunda etapa, Roth mudou o posicionamento. Mário virou volante e Vilson foi para a zaga. A mudança trouxe mais qualidade às jogadas com bola no chão. Mário mais uma vez mostrou porque é diferenciado e fez uma bela partida jogando como volante. Contribuiu para que William Magrão aparecesse mais no jogo, inclusive aparecendo na área para bater cruzado e empatar o jogo.



Sua comemoração vibrante, como sempre, fez o time se empolgar um pouco. Um minuto depois, André Lima fez uma excelente arrancada na meia-cancha. Mário acompanhou o lance e recebeu às costas da zaga para bater rasteiro e forte. Marquinhos contou com a sobra da fala de Márcio para virar o jogo, de carrinho debaixo das traves. Grêmio 2x1. Legal, né? Não... O time voltou a ser melancólico e o Atlético-GO se aproveitou e empatou o jogo aos 40 do segundo tempo, quando Victor soltou e a zaga não acompanhou o lance para afastar o perigo.
Agora, pra encerrar o ano, só falta o Gre-Nal. É pedir demais ou eu posso contar com uma vitória? Vou apoiar meu time, como sempre, para que isso ocorra. Mas é preciso ser mais dedicado, “deixar a alma em campo”. O jogo vale muito, pra eles, é verdade. Mas, já que não há mais nada a se fazer, eu aceito atrapalhar a vida deles. Mas, por favor, não repitamos o ano de 2011. Todos nós merecemos um 2012 melhor.
Força e raça, meu Grêmio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Triste nosso final de ano