quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Não Foi Tão Ruim Assim


Jogar no Engenhão é sempre ruim para o Grêmio. Praticamente sinônimo de derrota a cada partida que jogamos lá, independente do adversário que estivermos enfrentando. E ontem, como não estávamos disputando mais nada, tinha tudo pra ser assim de novo.
Parecia até começar o jogo. O Grêmio entrou bem, disposto e animado para enfrentar um Flu que precisava, e muito, da vitória. Afinal, uma chance de vaga na Copa Libertadores, ou ainda, de título não pode ser jogada fora em jogo dentro de sua casa. Ainda mais depois de uma derrota para o então lanterna do campeonato, o América-MG, na rodada do fim de semana.
Mas o Grêmio não quis saber disso e abriu o placar. Em uma falha de Diego Cavalieri na cobrança de escanteio, Rafael Marques, nosso “perigo nas duas áreas”, mandou para a rede. 1x0 no placar e a torcida do Fluminense via o filme do fim de semana ser reprisado.
A equipe de Roth jogava bem, mas a defesa não passava segurança. Tanto é verdade que Fred empatou o jogo em uma falha coletiva. Brandão tinha que ir, não foi. A zaga marcou touca também. Resultado: Fred se antecipou, matou Victor e empatou o jogo: 1x1. Mas o Tricolor Gaúcho não se abateu e continuou correndo e lutando. Em descida rápida no finzinho do 1° tempo, Lúcio sofreu falta. Assim como no 1° turno, Marquinhos bateu no ângulo e colocou na rede, um golaço: Grêmio 2x1.
Começa a segunda etapa e o jogo, por incrível que pareça, seguiu mais eletrizante. As duas equipes buscavam o gol o tempo todo. E, graças às atuações péssimas das duas defesas, os gols saíam. Fred apareceu livre para empatar novamente. Houve ainda a jogada de Rafael Sobis, em que ele achou espaço no bico da área e encheu o pé. Para azar de Victor, ele teve felicidade no lance e mandou no ângulo e virou o placar para 3x2 Flu.
A entrada de Lúcio na vaga do lesionado Escudero deu boa velocidade ao meio de campo gremista, e o camisa 11 voltou a repetir as boas atuações da época de Renato Portaluppi, que foi quem o colocou nesta posição. Aparecendo assim foi que ele achou Brandão livre na área e cruzou para nosso centroavante cabecear no canto e empatar de novo, 3x3. O Grêmio ainda teve forças para virar o jogo e chegar ao quarto gol. Pasmem, em um golaço de Adilson. Isso mesmo, um fato que aconteceu apenas uma vez, e há dois anos. O Guri de Bom Princípio acertou um chutaço na gaveta de Diego.
Mas os dois destaques mesmo foram Fred e o árbitro. O juiz alagoano marcou pênalti para o Fluminense em uma jogada de Adilson, em que não houve a falta, sequer algum toque. Fred não tinha nada a ver com isso, fez seu terceiro gol e empatou o jogo em 4x4. E, para colocar a cereja no bolo, o árbitro expulsou Brandão em uma jogada em que ele sofreu falta. Na sequência do lance, Fred mostrou que é matador e virou o jogo, para definir o placar em 5x4 para os cariocas.
Perdemos, mantivemos a nossa “draga” no Engenhão. O bom nisso tudo é que o time correu e mostrou brio. Nem tudo está perdido, bastam alguns reforços em 2012. Vamos trabalhar nos últimos jogos e planejar bem o ano que vem, para que 2011 não se repita.
Força e raça, meu Grêmio.

Nenhum comentário: