domingo, 13 de maio de 2012

O ano pra nós começa agora!


Olá nação tricolor!
No meio da semana começa de fato o ano! Terminaram os campeonatos regionais e fases iniciais da Copa Libertadores e Copa do Brasil, no final de semana começa o Campeonato Brasileiro.
Marcelo Moreno
Ao mesmo tempo acabaram os campeonatos europeus e esta janela do meio do ano é mais predatória que a janela do inicio do ano! Desta forma o tricolor já perdeu o Mário e as movimentações e carências do mercado podem fazer algum outro jogador tricolor virar alvo do mercado europeu.
Por outro lado surgem oportunidades de negócio. Já falamos sobre isto e outros já falaram também, mas não custa lembrar, que o Grêmio contratou muito e relativamente bem no inicio da temporada, e também negociou peças importantes de grupo e do time titular. Agora temos que reforçar para preencher as lacunas no grupo e principalmente no time titular.
Luxemburgo já mostrou que é um treinador coerente e inteligente, tem feito o possível com as peças que tem, aliás, a reorganização destas peças vai ser a marca dos próximos dias. Temos abertas as negociações agora sem saber quando podemos contar, visto que a janela é alterada todo ano conforme negociação entre CBF e FIFA. Já temos Zé Roberto, podemos ter um zagueiro ou outras peças.
A dúvida,  eu não gosto de alimentar especulações, é que podemos ter pré-contrato com uma ou duas peças.  Quem seriam e onde jogam, não sei. Ao mesmo tempo se abre um leilão por Forlan, que é grande jogador. Se fosse parte do projeto da Arena tudo bem, mas se não tiver convicção ou certeza do seu bom aproveitamento, não temos dinheiro para comprar ele e pagar seus salários que devem ser bem altos. A atuação dele na Copa do Mundo nos indica bom reforço, mas seus últimos dois anos não foram os melhores de sua carreira.
Entramos no campeonato brasileiro com o coração e mente na Copa do Brasil. Os principais times do Brasil entram divididos. Na Libertadores Vasco, Corinthians, Fluminense, Santos enfrentam pedreiras brasileiras e argentinas, Velez e Boca são os melhores times do país vizinho e quem for passando de fase só vai encontrar adversários mais desgastantes.
Na Copa do Brasil Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Coritiba, focam o atalho pra Libertadores, e também vão demorar pra priorizar o campeonato nacional. Não temos o direito de ser desatentos a partir de agora. Uma falha individual ou coletiva pode comprometer o semestre.
Estamos com uma solidez defensiva na Copa do Brasil, nos últimos 4 jogos não tomamos gols, no meio-campo teremos a estrutura que deu certo e Kleber esta voltando nos próximos jogos! Quando Zé Roberto chegar ao time teremos uma grande opção que logo será titular e que dará alternativas de mudar a forma de jogar sem mudar as peças em campo, inclusive mudando para 442 de dois volantes e dois meias, 4231 ou outra variações que a qualidade e experiência deste meia qualidade.
Realmente acredito ainda que falta um meia de qualidade e um volante pro grupo, além de mais um atacante, sendo que não sei se Bertoglio ficará no segundo semestre. Vai depender da Copa do Brasil, mesmo que jogadores sejam contratados, na Copa do Brasil o elenco é este, para as demais competições iremos dialogar depois!
Facundo Bertoglio
Então com o que temos e podemos contar, Victor, Edilson, Gilberto Silva, Werley e Júlio César, Fernando, Souza, Leo Gago e Marco Antônio, Kleber e Moreno. Este é o melhor dos mundos, temos que lembrar que Werley e Kleber devem voltar nas semifinais e Moreno vive sofrendo com suas pequenas lesões e desconforto. Ele e Kleber apanham demais devido a sua força e imposição física no ataque. Bertoglio, Naldo, Miralles, Gabriel, Pará e André Lima são as alternativas mais usadas. É muito pouco, temos que trabalhar para precisar o mínimo possível do banco nestes 6 jogos que restam.
Se a gente olhar o São Paulo não devemos muito, porque fora Luís Fabiano, Casemiro e Lucas, três grandes jogadores, temos Fernando, Kleber, Moreno; em outras posições temos certo equilíbrio, afinal no banco temos Luxemburgo, eles tem Leão e isto pra mim pode fazer uma diferença mais significativa! Contra o Palmeiras a vantagem de elenco é nossa, a crise no porco persiste, mas Felipão sabe tirar leite de pedra e motivar seus atletas, o que nos deixa em alerta máximo.
Realmente o ano começou agora, com o final dos campeonatos regionais e inicio das fases decisivas das Copas. Agora nos resta lotar o Olímpico, curtir o último ano de nossa casa, antes de nos mudar pra Arena e nos despedir vitoriosos. Este ano vamos pintar o RS e Brasil de Azul Preto e Branco!
@getuliovargasjr

Nenhum comentário: