sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pintando o Penta



Campeão depois de 10 anos de jejum, melhor ataque do Brasil ao lado do badalado Santos de Neymar, time de jogada aérea perigosa, este era o Bahia que se anunciava para o confronto desta quinta em Pituaçu, pelo jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil.
Mas era um Grêmio guerreiro e forte que estava do outro lado. Um Grêmio pragmático, de futebol “feio”, como disse o próprio Vanderlei Luxemburgo, visão que eu mesmo concordo, mas que me deixa muito feliz com o time do momento do Tricolor.
Foi uma boa atuação desde o começo, repetindo a vitória diante do Fortaleza no PV. Marcação adiantada, encurtando espaços e valorizando muito a posse da bola, sem dar chance ao time de Paulo Roberto Falcão, que não chegou a oferecer perigo grave como se anunciava.
O momento mais sério do jogo no primeiro tempo foi quando o time da terra do Acarajé desceu em velocidade pela direita, às costas de Pará. No cruzamento, Gilberto Silva foi cortar e deu para trás, Victor salvou, mas a bola bateu no pé do centroavante Júnior e morreu na rede: 1x0 para o time da casa. Crise no Grêmio? Não...
Foto: Felipe Oliveira
O Tricolor continuou jogando na mesma levada, marcando forte, atacando pelas duas pontas, tendo até perdido uma chance de gol com Moreno, pegando rebote de Marcelo Lomba em um belo chute cruzado do até então escondido André Lima. Mas, chegou ao empate ainda no primeiro tempo, em uma falta sofrida por André. Fernando, um dos melhores jogadores do futebol gaúcho no semestre, bateu e balançou a rede de Marcelo Lomba. 1x1 no placar e vantagem encaminhada para o jogo do Monumental.
No segundo tempo, o Bahia resolveu adiantar a marcação e conter o time do Grêmio, mas não deu muito certo. O grêmio continuou bem no jogo, com uma atuação muito equilibrada, e ainda conseguiu melhorar o que já estava bom. Depois de uma sequência de escanteios, Léo Gago cruzou, Lomba deu um tapa e Marco Antônio encheu o pé, de primeira. O chute cruzado ainda encontrou o pé de Naldo para sacudir Salvador e deixar ainda mais bem encaminhada a classificação para a semifinal.
E agora, amigos, nosso time pragmático, pesado e feio está com um pé na semifinal e cada vez mais fortalecido para trazer para o Velho Casarão o Penta da Copa do Brasil. E assim vamos, caminhando devagar, mas “de olho nas pedras” e, se Deus quiser e tudo correr como está indo até agora, O GRÊMIO VAI SAIR CAMPEÃO!
Ah, sábado começa a outra grande competição do ano. Tem estreia do Brasileirão diante do Vasco, em São Januário. Vamos buscar um bom resultado, mas cuidando com possíveis desfalques para o jogo de volta com o Bahia.
Força e raça, meu Grêmio.
Por @maurinhodutra

Nenhum comentário: