quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Final das Copas se aproxima!






Começou o ano, como sempre começa, com o final dos regionais e fases decisivas da Libertadores e Copa do Brasil. Somos o único time gaúcho que pode ganhar um título expressivo no primeiro semestre. E isto não é pouca coisa. 


Marco Antonio - Grêmio X Palmeiras
Como já tinha escrito em outros momentos nossa tradição copeira geralmente nos leva a estas fases, a partir de agora é o detalhe, camisa e vontade que podem fazer a diferença. Não falarei da qualidade técnica pois todas equipes que chegam aqui tem qualidades individuais e coletivas, grandes jogadores geram os lances, proporcionam que se aproveitem detalhes, mas tanto na Libertadores e Copa do Brasil.


Qualquer uma das 8 equipes vivas podem disputar o título, mesmo equipes como Coritiba e La U, que tem menos camisa que seus adversários, não seriam grandes zebras, afinal suas campanhas recentes os credenciam na busca dos respectivos canecos!


São Paulo e Santos despontam com favoritismo, por seus elencos mais caros e talentos individuais, mas não vivem seus melhores momentos coletivamente!  Focando no tricolor gaúcho podemos pensar em alternativas que voltam ao time e reforços que chegam no horizonte! 


Leo Gago - Grêmio X Palmeiras
Talvez o aumento do dólar iniba a sede das equipes brasileiras em repatriar jogadores na Europa e Ásia, mesmo assim, temos atletas, em fase final de carreira que se importam com projetos e jogam mais pelo prestigio do que pelo dinheiro, eis o exemplo de Zé Roberto e Fábio Aurélio, que podem dar grande retorno. Edér Luis, agora oficialmente reconhecido como alvo seria a peça rápida, como se calaram os rumores, acredito que algum zagueiro esteja encaminhado, como Naldo, já que a demanda segue. 


Estes atletas chegando vão jogar o brasileiro e nos permitir, mesmo poupando peças para as finais da Copa do Brasil, dar alternativas ao grupo, que já conta com Rondinelly, Toni, Pico, Felipes, como jovens talentos para irem entrando no time.


Luxemburgo é um treinador simples, talvez o êxito dele e do Felipão como treinadores consista em serem caras de pensamento simples, feijão com arroz, o Luxa mais ofensivo que o Felipão. Realmente é difícil não compreender suas alternativas e modo de pensar. Acredito que ele tem algo, que se explica e não se entende, que é a insistência com André Lima, se explica porque é um cara de grupo, que se doa pela equipe, que cerca, corre, ajuda a defesa em bolas paradas, mas a fase técnica é triste. Foi recompensada no final de semana com o gol da vitória tricolor. 


Souza renasceu depois de grande desconfiança, Fernando se consolida o melhor jogador na ausência de Kleber, Gago oscilou, mas segue sendo um jogador que o histórico recomenda. Gabriel não é o lateral direito que queremos, mas não vi um comentarista expor que ele não apoiou porque o Luan jogou de ponta esquerda, entre ele e o zagueiro. Naldo destoa do time na qualidade, mas não comprometeu.


Acredito que o tricolor enfrentará um Palmeiras mais forte na Copa do Brasil, assim como o Palmeiras sabe que enfrentará outro Grêmio. Wesley faz falta a qualquer time do Brasil, mas pro Palmeiras nem se fala. Valdívia e Daniel Carvalho, Barcos e M. Leite, são as peças diferenciadas, que podem se somar a Assunção, pela bola parada e só, Cicinho no apoio e Henrique na zaga. Menos que a gente. 


Mas temos um grave problema, como Luxemburgo ponderou depois do jogo, temos um meio campo muito bom tecnicamente, mas falta habilidade. Quando ficamos sem Miralles e já estávamos sem Bertoglio e Kleber, não tinha quem pudesse abrir a defesa adversária. Rondinelly entrou e deu esta alternativa, mudou a cara do jogo e junto com Fernando foi o destaque tricolor na partida. 


Na Copa do Brasil teremos Kleber, quase que com certeza parte do jogo, não acredito que Luxemburgo tire Marco Antônio, mantendo ele com a estrutura de volante e dois meias do seu losango. Seria importante ter Miralles recuperado, seria o jogador com mais perfil pra entrar no lugar do Kleber, ou dar lugar a ele no decorrer do jogo!


É isto, dia 13 lugar de tricolor é no Olímpico, apoiando e torcendo. Desta vez temos que nos preocupar em não tomar gols, depois ganhar, depois fazer vantagem. Felipão gosta deste tipo de jogo. Os treinadores são melhores que as equipes. Acredito que Luxa tem muito mais o que tirar do que Felipão. 


Por fim vi uma polemica esta semana, sem pé nem cabeça. Felipão é ídolo tricolor. Ponto. Agora ele é profissional e vai fazer tudo pra nos ganhar. Espero que Luxa seja também ídolo tricolor, pra isto precisa ganhar títulos. Simples. Temos que reconhecer em Felipão o que fez por nós. Mas Palmeiras é adversário, tem que ser massacrado, vaiado, não ter um momento de paz. Temos que fazer pro Palmeiras mais do que fizemos contra o Bahia e o seu ilustre treinador! 


Estamos quase lá! Com os corações apertados, grito engasgado na garganta e um mundo de oportunidades pela frente! Vamos tricolor! Vamos ganhar a Copa do Brasil e novamente pintar o RS e Brasil de azul, preto e branco!


@getuliovargasjr

Nenhum comentário: