segunda-feira, 11 de junho de 2012

Boa semana nação tricolor!




Estamos mais perto do jogo mais importante (até agora) do tricolor este ano. Um grande jogo e um grande desafio. Estamos jogando contra todos nossos adversários mais temíveis: o Felipão (maior vencedor no Grêmio como treinador), o Palmeiras (de nossos maiores e difíceis desafios) e nosso histórico de 10 anos perdidos (em que caímos e que nossos coirmãos tiveram seus títulos mais expressivos!).

Luxemburgo
Ao ser perguntado sobre os 10 anos sem títulos Luxemburgo respondeu que ele não está 10 anos sem títulos do Grêmio, que ele chegou agora, assim como os jogadores, desta forma tentando aliviar a pressão, mas ele sabe desta ansiedade, ele da sabe da necessidade de superar esta barreira.

Não sei como vai se dar a continuidade do trabalho do Luxa, Silas começou muito bem, chegou a semi da Copa do Brasil e depois perdeu o comando do grupo. Veio Renato e salvou o ano. Nosso treinador de agora é outro. Deu forma de jogo e tem sido coerente com suas escolhas.

No domingo contra o Corinthians, reserva é verdade, ele montou o tricolor como espera enfrentar o Palmeiras, um coletivo de luxo, valendo 3 pontos conquistados no Brasileiro. Pegou um time armado na defensiva, procurando explorar velocidade do Willian e oportunismo de Elton, parecido do que será Barcos e Maicon Leite. Até na qualidade dos atletas vemos semelhanças.

Ontem Souza jogou mais liberado, Gabriel avançou mais, pela direita, até com inversões entre os dois, diferente do jogo contra o Palmeiras que Gabriel ficou preso com Luan no setor dele, entre zaga e lateral. Gago e Pará atacaram menos. Mas foram bem. Werley voltou muito bem, com arrancadas interessantes que quase resultaram em gols. Miralles, Marco Antônio e André Lima jogaram bem, muito bem no primeiro tempo, sendo os responsáveis pelos gols tricolores!

André Lima Comemora o 2º Gol Contra o Corintians
No segundo gol do Grêmio Miralles cuidou para não ficar impedido, Souza acertou um cruzamento que não vinha acertando, deixando o André pra fazer um gol que não vinha fazendo. Aliás, André se recuperou e vendo sendo peça importante no ataque tricolor. Não vou comentar o chute de Marco Antônio, que mostrou uma boa efetividade nos passes e voltou a jogar num nível bom.

Kleber entrou, perdeu gol feito, sofreu um pênalti escandaloso, buscou o jogo. Ainda não é o Kleber, mas a cada dia esta mais perto de ser novamente o que esperamos dele. Tendo Miralles em grande fase podemos ter a dupla dos dois, ou um deles com Moreno ou André Lima. De qualquer forma teremos jogadores em bons momentos. Rondinelly entrou no lugar do Marco Antônio, sem o brilho de outros jogos, mas com a tranquilidade do jogo encaminhado segurou a bola, ajudou a passar o tempo.

Miralles
Voltando ao trabalho do treinador: Primeiro Luxa consolidou o sistema defensivo, já que na Copa do Brasil o importante é não tomar gol. Mesmo com desfalques na defesa desde o dia 24/05 não tomamos gols, são 4 partidas de Brasileiro e Copa do Brasil. Agora, com treino e entrosamento temos avançado nas construções ofensivas, movimentações, jogadas e variações. O importante de quarta-feira é não tomar gols! Fazer os gols serão consequência, mas não tomar é fundamental.

Luxa observou que não se tem como ter 23 jogadores do mesmo nível, desta forma teremos que ter no mínimo 15 jogadores que entrem e mantenham o nível. Um exemplo disto foi quando Gilberto entrou e foi pro meio, e o Vilson ficou na zaga, embora normalmente tenha sido o contrário, Vilson entra no meio, e Gilberto é o zagueiro.

Desta forma podemos esperar um time motivado e organizado contra o Palmeiras, que claramente não vive seu melhor momento e vem desfalcado, Valdívia fora, Daniel Carvalho fora de forma e sobra pouca criatividade neste time. Mas como disse antes, não enfrentamos somente este grupo alviverde que nem em sombra lembra o Palmeiras do Felipão no fim dos anos 1990 e ou do próprio Luxa na metade dos anos 1990. Enfrentamos nossos fantasmas, o Felipão e a camisa, pesada, de um time que também sabe jogar e ganhar Copas.

Vamos tricolor! Somente transformando o Olímpico num caldeirão podemos levar uma boa vantagem para segunda partida e encaminhar a nossa classificação. Estamos perto de pintar novamente o RS e Brasil de Azul, Preto e Branco.

por @getuliovargasjr
Fotos @medeiros_carlos

Nenhum comentário: