sexta-feira, 6 de abril de 2012



Chegamos em abril e estamos longe de ter um time...

Saudações tricolores
Chegamos ao feriado de páscoa e nosso time ainda esta longe de chegar aonde queremos! Isto começa a preocupar. Neste ano, ao contrário de outros, saímos na frente e fizemos contratações difíceis e importantes, como Moreno, Kleber, Marco Antônio e outros jogadores em nível de grupo, além de manter Fernando, Mário, Victor e outros jogadores valorizados, mesmo com a péssima temporada de 2011.
Mas quando precisávamos de ajustes no grupo, como um grande meia e zagueiro, para serem titulares tudo começou a andar pra trás. Desde então perdemos peças, que seriam importantes alternativas no grupo, apostamos em mais jogadores meia-boca, perdemos Sorondo que acresceria experiência e qualidade e perdemos muitos, mas muitos mesmo, jogadores lesionados e doentes. A lista é grande: fratura, lesão muscular, pancadas, edemas, viroses e etc. Teve até o caso do Gago que perdeu um jogo importante por ter tomado remédio sem consultar DM do Grêmio.
Soma-se a isto a falta de convicção da direção no comando do time ao contratar e logo demitir Caio Júnior, bem como as barrigadas do clube e da imprensa com diversos tiros na água em matéria de contratações: Giuliano, Carlos Eduardo, C. Rodriguez, Alex, Naldo, Burdisso entre outros cogitados e não confirmados como interesse.
Todos estes fatores aliado ao Grêmio com Luxemburgo, treinador de capacidade reconhecida mas em série de anos sem títulos, ter jogado a última partida sem Mário, Saimon, Gilberto Silva, Marco Antônio, Kleber e Moreno (que saiu lesionado no início da partida). Nos obrigou a jogar com Victor, Werley, Naldo e Wilson; Gabriel (em péssima fase), Júlio César, Fernando, Souza e Gago (que fez gol mas errou muitos passes e cruzamentos); Bertoglio e André Lima.
No inicio de maio teremos a volta de Moreno, Mário e Saimon; Gilberto Silva e Marco Antônio devem voltar aos poucos nas próximas partidas, Miralles vai ser reintegrado aos poucos, mas Kleber na prática somente no próximo semestre, além do tempo pra recuperar confiança e ritmo de jogo. Os tão sonhandos reforços somente chegarão no segundo semestre ou quando abrirem a janela – que nunca se sabe com exatidão quando vai ocorrer.
Sendo coerente Luxa deve, com as peças disponíveis – sem mais lesões ou suspensões, ter o seguinte time até chegar reforços e retornar o Gladiador: Victor, Mário, Saimon ou Werley, Gilberto Silva e Júlio César; Fernando, Souza, Gago e Marco Antônio, Bertoglio ou Miralles e Moreno. Agora o triste é que não teremos banco, temos Marquinhos, que anda muito mal, Naldo, Wilson, Gabriel, Edilson, Pará pra defesa, André Lima e Leandro. Se alguém se lesiona como vamos enfrentar um mata-mata com alguma equipe de ponta ou mesmo média?
Já disse e repito, Luxa sempre começa seus times pelo equilíbrio defensivo, desta forma ele não deve mudar a estrutura, ainda mais sem peças de destaque. Pode ter tido uma atitude questionável contra o Ipatinga lá, mas o pensamento dele foi se compactar diante da falta de alternativas do elenco que nos momentos de crise mostra tem se mostrado limitado demais.
O que nos resta é trabalhar muito, torcer pra que o time se entrose, que crie jogadas ensaiadas e fortaleça seu sistema defensivo. Isto com jogadores saindo e entrando devido aos retornos por lesão e eventuais suspensões.  Organização pode ser o único diferencial para um time com tantos problemas, e o Luxemburgo é um dos poucos treinadores que pode dar este plus ao seu time. Aos torcedores resta rezar muito. O quadro é difícil, mas em 2012 vamos pintar o RS e Brasil de Azul, Preto e Branco!
@getuliovargasjr

Um comentário:

Vanessa Barboza disse...

Concordo plenamente e acho a visão coerente com a realidade do nosso time.