quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nova goleada e os desafios começam agora!


Salve nação tricolor!
Bertoglio Comemora o 1 gol
Hoje jogamos o suficiente pra golear, não tomamos grandes sustos e reafirmamos algumas expectativas que tínhamos desde o inicio da temporada. Muito bom para um jogo que entramos virtualmente classificados.
Luxemburgo tem mostrado coerência. Isto é bom, a escalação  e suas entrevistas mostram isto. Hoje não foi diferente. Um gol no inicio da partida determinou o primeiro tempo. Colocou um balde água gelada no time do Ipatinga, que seria difícil achar um gol, imagina dois. E acomodou o Grêmio que foi administrando o resultado no primeiro tempo.
Vou começar hoje falando do Victor. Estava entusiasmado para dizer aqui que hoje ele jogou com tranquilidade. Não posso dizer isto, se não falar que ele catou borboletas num lance que poderia ter determinado o gol do Ipatinga, nada que comprometa, mas considerando que o Victor depois de anos de quase perfeição no gol tricolor, desde o ano passado não tem passado a mesma confiança.
Gilberto Silva
Faz muita falta as jogadas pelos lados. Isto prejudicou Caio Jr., não temos reserva para Mário e Júlio César. Isto é fato, Gabriel e Pará não dão opção de qualidade no cruzamento, ocupação de espaços. Ainda bem que poderemos ter eles nas fases finais da Copa do Brasil. Com o que temos, temos que prender laterais e soltar os meio-campistas. Werley e Gilberto Silva formam uma dupla boa de zaga. Vou ter que dar o braço à torcer que o jovem peixe do Vanderlei tem jogado bem ao lado do velho volante mineiro. Apesar da precaução do professor de não deixar Gilberto subir ao ataque nos escanteios, ele não teve medo de dividir bolas no alto e devolver as primeiras bolas na intermediária.
No meio, tinha observado isto já, mas Luxemburgo reafirmou hoje, ele tem jogado com um homem de contenção, no caso Fernando, Souza na direita e Gago na esquerda, a dinâmica tem sido do Gago solto, Fernando revezando com Souza e ambos costumam subir menos, embora subam. Acredito que tendo articuladores, do grupo, ou contratados, dependendo as características, sendo alguém que volte e marque, deve sacar Gago e colocar Marco Antônio, colocando outro jogador na ponta do losango. Mas este tipo de alteração somente pode acontecer quando Luxemburgo tiver um bom time e peças pro banco. O que não é o caso hoje.
Marco Antônio, Bertoglio, Miralles, Felipe Nunes, André ‘Cone’ Lima e Leandro correspondem ao destaque de hoje. No primeiro tempo Marco Antônio e Bertoglio jogaram muito. O gol no inicio do jogo foi fruto da articulação e qualidade destes dois jogadores. Marco Antônio fez outras boas jogadas, mas fora de ritmo cansou. O mesmo com Bertoglio que não parou um instante enquanto estava em campo. André Lima foi um cone em campo. Não quero ser injusto, mas realmente ele não vive sua melhor fase.
No segundo tempo o Luxemburgo iria colocar Miralles e Bertoglio no ataque, mas Bertoglio pediu pra sair. Miralles e depois Felipe Nunes no lugar de Marco Antônio deram outra movimentação para o ataque. Tem gente que vai questionar porque Felipe Nunes não entrou antes. Eu concordo que não tenha entrado. Muitos jogadores entraram sem estar pronto e se queimaram. Desta vez foi diferente. Luxemburgo coloca o menino aos poucos, longe da fogueiras e ele tem assim oportunidade de apresentar seu futebol sem pressão. Diferente do que fizeram com Biteco e Mamute este ano, e com jogadores muito mais jovens.
Miralles fez um lindo gol. Fruto da sua qualidade e da sua decisão de reconstruir sua carreira no tricolor. Isto é muito, muito por causa da sua qualidade e investimento, muito porque mostra que as portas estão abertas pra quem quer ajudar o tricolor. Luxemburgo tem ressaltado isto, que antes de brigar por posição, Miralles tem que se mostrar parte do grupo, e isto ele fez. Ao contrário, Leandro tem entrado, e apesar da qualidade individual, ele sempre erra o que faz, chuta quando deve cruzar, passa na hora de driblar, dribla na hora de cruzar...
Este Grêmio de hoje errou muito, deixou de vencer melhor o frágil, mas valente Ipatinga, mas me atrevo a ter esperanças, numa dinâmica de time que começa a surgir, nas jogadas ensaiadas, num time que tem Bertoglio e Miralles enquanto não tem Moreno e Kleber, que Marco Antônio enquanto não chega um camisa 10 e zagueiros cascudos.
Luxemburgo vai ter muito trabalho, os jogos decisivos começam agora. Não temos mais direito de errar, nem no ataque, nem na defesa. Os adversários vão deixar de ser os do gauchão e os das primeiras fases da Copa do Brasil. Um grupo unido, fechado num objetivo, mesmo que não seja o mais qualificado tecnicamente pode surpreender. Vejo alma em alguns jogadores, se isto contagiar o grupo podemos soltar o grito engasgado de campeão! Agora é matar ou morrer! Este ano vamos novamente pintar o RS e Brasil de azul , preto e branco!
@getuliovargasjr

Nenhum comentário: