domingo, 8 de janeiro de 2012

Sorondo, Uma Frustração à Moda Uruguaia

Quartas-de-Final da Copa Libertadores de 2007, um zagueiro uruguaio chamava a atenção ao enfrentar o Grêmio. O xerifão do Defensor Sporting enchia os olhos de seus torcedores, mas despertava mais atenção ainda aos gremistas.
Zagueiro alto, de vigor, raçudo, bom na bola aérea e ainda faz gols. Este é Gonzalo Sorondo. Jogador que se tornou sonho das gestões do futebol gremista de lá para cá graças às suas características.
O jogador de 32 anos esteve na Internazionale de Milão, rodou a Europa, já marcou presença na Seleção Uruguaia e, por ironia do destino, o sonho do Grêmio foi parar no Internacional. Depois de ser eliminado pelo Grêmio, deixou o Defensor e veio jogar em Porto Alegre.
Embora tenha tido boas atuações e conquistado títulos, entre os principais a Sul-Americana de 2008 e a Libertadores de 2010, Sorondo ficou marcado no Internacional por um fato negativo. O zagueiro sofreu inúmeras lesões no nosso rival, com duas lesões no joelho esquerdo, uma no joelho direito e uma no tornozelo direito, todas elas muito graves.
No apagar das luzes de 2011, Paulo Pelaipe, homem do futebol gremista, surpreende e anuncia que Sorondo foi contratado para ser zagueiro do Grêmio em 2012. Dispensado do Inter pelo histórico de lesões, o jogador foi apresentado, após um minucioso exame pelos médicos do Grêmio. Foi considerado plenamente recuperado e chegou ao Olímpico com muita vontade de disposto a ajudar, mostrar serviço e ganhar títulos.
Sorondo foi com o grupo para começar a pré-temporada em Bento Gonçalves, era um dos mais empolgados com o trabalho. Mas neste domingo, 3º dia de treinos na serra, o noticiário esportivo foi surpreendido com um fato lamentável.
O zagueiro deixou o campo sentindo dores. Inicialmente, tratava-se apenas de um mal-estar estomacal em decorrência do forte calor. Mais tarde veio a triste notícia: o jogador sofreu uma nova entorse no joelho direito, o mesmo que fora operado no início de 2011 e o tirou da temporada colorada. Sorondo recebeu o diagnóstico muito chateado, assim como todos que contavam com sua recuperação e lhe desejavam sorte na retomada da carreira.
Sorondo veio para Porto Alegre, onde fará exames mais detalhados para saber a gravidade da lesão. Se for constatada nova ruptura dos ligamentos do joelho, o jogador poderá ficar até oito meses sem jogar futebol e corre o risco de ter seu contrato rescindido, conforme prevê o contrato firmado entre clube e atleta.
Como já está em idade avançada, não se descarta a hipótese de Sorondo encerrar sua carreira. Sem nem sequer treinar com bola pelo novo clube. O que seria uma enorme decepção. Para o Grêmio, que decidiu apostar em um grande jogador. E para o próprio jogador, que ama sua profissão e ficará, mais uma vez, impedido de trabalhar e exercer o sustento de sua família.
Força e raça, Gonzalo Sorondo. O mundo do futebol torce e se solidariza com você.
Força e raça, meu Grêmio.
Por @maurinhodutra

Nenhum comentário: