sábado, 10 de março de 2012

ENTRE O PESSIMISMO E O REALISMO


   Significado de pessimismo segundo o dicionário:
s.m. Estado de espírito dos que pensam que tudo caminha para o pior. (Antôn.: otimismo.)
Filosofia. Doutrina filosófica que afirma a existência do mal do mundo, de forma primária, substancial e predominante, sendo impossível sua supressão, pois esta representaria necessariamente a supressão da existência; daí, portanto, a inutilidade de qualquer esforço nesse sentido, salvo a redenção da existência através do processo de sua autodissolução.
   
   Significado de Realismo segundo o dicionário:
s.m. Sentido do real; apego à realidade, ao concreto; atitude prática de quem encara de frente a realidade, evitando que abstrações ou fantasias intervenham em sua conduta; senso comum, bom senso: enfrentar uma situação difícil com realismo.
  Filosofia. Em Teoria do Conhecimento, sistema dos que supõem conhecer o mundo exterior como realidade objetiva, admitindo o primado do ser, da matéria, sobre a consciência. (Opõe-se a idealismo, neste sentido.)
Para ver como tem gente que confunde uma coisa com a outra, há um ABISMO entre os dois, eu nem comentei sobre o Otimismo, seria muita polêmica, ia confundir muitos (rsrs). Assim como ser e estar, querer e poder etc...
   Vamos ao exemplo prático: durante uma partida do GRÊMIO o REALISTA pensa: O GRÊMIO está mal há possibilidade de perder, pois está com alguns problemas óbvios, meia e zaga, se mexer corretamente há possibilidade de empatar ou virar, afinal o jogo só acaba aos 45min, fora os acréscimos e futebol, como dizem: “futebol não é uma ciência exata”. Se o time perde, este critica com sensatez e “bola pra frente”.
   Já o PESSIMISTA: Durante uma partida do GRÊMIO é uma vergonha, não vai chegar a lugar algum esse ano (mal começou a temporada – precipitação), só tem jogador ruim nesse time, tá um lixo, larguei de mão, o treinador é um burro (tem dois jogos no comando). Como explica no dicionário para essa pessoa tudo se encaminha para o pior. Me pergunto: como fica uma pessoa assim se tudo dá certo? No mínimo frustrada eu acho, com suas “previsões” erradas.
    Não sei de quem é essa citação, mas realmente o futebol é uma caixa de surpresas, há muita coisa que não se explica, existe muito para explicar, há emoção envolvida, tem energia envolvida, tem sorte, tem inteligência, tem amor, tem paixão, nossa tem muita coisa por aí.
Portanto, não podemos afirmar que não vai dar certo ou que vai dar, pois de nada sabemos, mas podemos ser perfeitamente REALISTAS no nosso OTIMISMO ou vice-versa.
                     E VOCÊ É UM PESSIMISTA OU REALISTA?
                         Um Enorme ABRAÇO TRICOLOR!
 ADRIANA HRYMALAK LLANTADA
                                          

                        

Nenhum comentário: