quinta-feira, 8 de março de 2012

Valeu mais pelo resultado do que pelo futebol apresentado!




foto globoesporte
Oi amigos tricolores, esta estreia na Copa do Brasil foi um grande susto e um grande alerta. A vitória foi importante, mais significativa que o futebol apresentado pelo tricolor. Nossa sorte foi a expulsão boba do jogador do River, bem como a preparação física diferenciada de um time grande contra um time de menor expressão. A entrevista do Luxemburgo depois da partida foi realista, disse que não foi um bom jogo, a equipe não jogou bem, cometemos erros, individuais e coletivos. Kleber disse que isto não pode se repetir, principalmente o primeiro tempo em que o time ‘entrou meio que dormindo em campo’.

Eu acredito que a carência de qualidade e segurança na zaga ficou evidenciada, bem como a dificuldade de articulação no meio-campo e a dependência no ataque do Kleber. Desta forma gostaria de fazer alguns comentários sobre o jogo.

Na defesa Mário Fernandes faz muita falta, Gabriel tem sido muito irregular, Naldo fez sua pior partida desde que chegou em Porto Alegre. Gilberto Silva tem experiência, mas não tem muita velocidade. Júlio César é o melhor jogador da linha defensiva, mas não tem acertado muitos cruzamentos.

Todas as mudanças ocorridas no meio, principalmente por lesões, não permitiram dar sequencia e entrosamento. Mas o Bertoglio hoje mudou o jogo, nos minutos finais fez um gol e construiu praticamente sozinho o gol do Kleber. Mostrou velocidade, vontade e qualidade e honrou camisa 7 são importante pra nação tricolor!

Acredito que algumas soluções estão dentro do grupo até chegar o meio-campo que vai vestir a 10. O jeito é jogar com Fernando, Souza, Marco Antônio e Bertoglio, que são as melhores peças que temos hoje. Um chegou agora, outro teve a infelicidade de ter uma lesão. Marquinhos e Léo Gago tiveram uma partida para ser esquecida, o Marco Antônio não repetiu as ultimas boa atuações, mas esteve longe de ser o vilão do jogo. Outro jogador que não tenho visto o mesmo brilho do inicio do ano e fim do ano passado é o Fernando. Quando o meio tem problemas a engrenagem não funciona direito.

Kleber e Moreno são afirmações, mas não temos banco para eles, neste jogo Moreno sentiu o ombro, e não voltou a jogar no mesmo ritmo, espero que não seja muito grave isto, pois não temos reposição à altura. André Lima entrou melhor hoje que em outros momentos. Leandro entrou hoje no lugar dele, pelo lado e fez uma boa movimentação na noite de hoje. O que vai ser da vida do Grêmio quando Kleber não puder jogar por suspensão, ou pior, por lesão?

Realmente reforços são fundamentais, jogadores tem que ser reavaliados e preparar lista de agora, pra tapar furos no casco de nosso navio, e pra maio e junho, dos caras que devem chegar e ser titulares pro resto do ano! Que o Luxa leve em conta carências e  não somente a vontade de dar oportunidades pros seus peixes, cada contratação errada diminui o poder de fogo pra contratar o jogador certo e geralmente mais caro.

O jeito agora é aproveitar e treinar, treinar muito, entrosar time, criar jogadas, aproveitar que temos um técnico que tem experiência e usar isto pelo bem do grupo. Tomar gol de bola parada é também falta de treinamento. A Copa do Brasil é um teste de resistência com jogos de ida e volta, eliminar o jogo de volta seria legal, mas se não aconteceu, o jeito e jogar e vencer duas vezes o mesmo adversário. Da segunda vez com bem menos sofrimento.

Teremos mais um jogo no Olímpico este mês, como disse a Helen, onde vamos apoiar, cantar, e vencer este torneio que se coloca no calendário de 2012 como passagem direta para o objetivo principal de pintar novamente o Brasil e RS de azul, preto e branco! Vamos tricolor!

                                                                           @getuliovargasjr

Nenhum comentário: