terça-feira, 20 de março de 2012

O FUTEBOL E A EDUCAÇÃO


   Mané Garrincha, o cara que tinha uma perna mais torta que a outra, um craque sem discussão, cursou apenas o segundo ano primário.
Ronaldo Nazário, que dispensa comentários, estudou até a sétima série do ensino fundamental.
   

   Lionel Messi, o melhor do mundo atualmente, foi mais longe. Terminou o primário.


   Citei aqui alguns exemplos somente para dizer:  não há regra, não há lei nenhuma que diga que jogador de futebol precisa necessariamente se formar em educação física  (a não ser que queiram ser técnicos)  ou matemática, ou mesmo em português. Digo português para que possam falar corretamente com os repórteres. O que realmente me importa são os gols e a dedicação que estes darão ao meu GRÊMIO.


   A Educação está em baixa e os valores estão distorcidos. Pessoas ofendem no lugar de opinar construtivamente, não sabem debater, só sabem discutir e até baixam o nível. Tenho presenciado estas lamentáveis cenas nas redes sociais inclusive com Jornalistas, estes que deveriam nos trazer as notícias usando a imparcialidade (palavra pelo visto já ultrapassada no meio). Devo dizer que alguns também não os respeitam.  A questão “Educação” em geral, envolve a todos, inclusive os que escrevem sobre futebol. Eu leio alguns meios de comunicação,  tais como:  Jornais, Blogs, jornais eletrônicos, sites, assisto canais de esportes e digo com muita convicção: as pessoas cometem erros, se perdem na hora de falar, erram na hora de escrever. Canso de ler na ZH e na Globo.com erros de português, canso de ouvir na gaúcha, repórteres e narradores errando e isso não é o fim do mundo. Não saio enviando e-mails e ligando para as rádios “atochando” as pessoas aos palavrões e sendo MAL EDUCADA com elas por conta de seus erros. E todos sabem que a maioria são profissionais formados em jornalismo.


   Portanto, meus caros amigos, envolvidos de alguma forma com o maravilhoso mundo do FUTEBOL, o que interessa é a essência daquilo que você faz. É aquilo que você quer repassar ao seu leitor ou ao seu telespectador. Pontos, vírgulas, sinais e etc.


   Eu quando escrevo me preocupo mais com o coração na ponta dos dedos, assim como os grandes craques, que tinham o coração na ponta da chuteira.


   Meu pai era Europeu, falava três línguas, cursou apenas o terceiro ano primário, fazia cálculos de cabeça, era sócio de carteirinha do GRÊMIO e sempre me disse: “para ser EDUCADO não precisa escrever nem falar corretamente, e sim agir EDUCADAMENTE” (JOSEF HRYMALAK).


   E eu sou apenas uma GREMISTA apaixonada, que trancou a faculdade de ADM e ainda sonha em terminá-la. Aceito as opiniões construtivas e sensatas, amo a simplicidade e pessoas EDUCADAS.
Eu ia esquecendo, sou casada com um homem maravilhoso, Engenheiro de Sistemas Aviônicos com quem tenho um filho lindo, que é meu orgulho e que foi o primeiro torcedor GREMISTA a visitar o Espaço ARENA e ainda tenho os melhores amigos e leitores que Deus me deu, mas... Sou péssima em português.


   “Críticos são sujeitos com mau hálito no pensamento” – Vinícius de Moraes
SOY DE GRÊMIO!
Adriana Hrymalack Llantada 


Nenhum comentário: