sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais uma goleada, com atuação equilibrada!




Sempre é bom golear. Mesmo quando o adversário é fraco e vencer bem é obrigação, golear mostra que estamos fazendo o dever de casa. Pois foi isto hoje. Goleamos e fizemos o dever de casa.
Não vou falar das deficiências do Grêmio, ou da fragilidade do Avenida, isto todos sabemos e seria chover no molhado. Mas fica a tranquilidade de saber que o grupo não se abateu com perda do Kleber. Ao contrário, todos compreenderam que lesões fazem parte do futebol, e mesmo torcendo pelo rápido retorno do Gladiador, que sem duvidas vai fazer muita falta, quem estiver em campo deve compensar a ausência dos que não estão.
Hoje vimos um Grêmio com centro avante. Moreno é dos bons centroavantes que temos em atividade, faz seu papel com qualidade e não por acaso sua contratação foi ainda mais cara que a do próprio Kleber. Tem idade e tem futebol pra compensar o investimento. O primeiro gol foi a prova de seu oportunismo.
Bertoglio jogou mais avançado, fazendo o papel que seria do Kleber. Outra característica, outra forma de jogar, mas mesmo assim, correspondeu e foi destaque do segundo tempo e do  jogo, como Moreno foi o destaque do primeiro tempo.  Sua velocidade e drible, aliados a inteligência dos bons jogadores que antes de receber já sabem o que vão fazer com a bola, desestabiliza a marcação, geralmente mais lenta que ele.
Júlio Cesar e Marco Antônio são titulares deste time. Marquinhos é lento e burocrático, quase todas jogadas que passavam por ele ficavam incompletas. Pará não é um bom jogador pra banco, mas não é solução. Sua maior utilidade é jogar dos dois lados.
Gostei do Luxemburgo, tem feito um trabalho de coerência, de buscar no grupo as peças que melhor se encaixem pra dar ao tricolor um esquema dinâmico. Neste sentido ele tem aproveitado as melhores características de seus meio-campistas que cumprem papel defensivo, mas que também sabem cumprir um papel ofensivo. Fernando, Souza e Gago tem chegado, sempre com cobertura, ao ataque, e com sua qualidade tem feito gols. Hoje foi a vez de Gago que fez  um gol de muita força e velocidade.
Já disse e vou repetir, não esperem uma escalação muito faceira do Grêmio, mas também não esperem um tricolor retrancado. Luxemburgo arma um time para tomar poucos gols, mas que tem velocidade e fundamentos para fazer os gols necessários.
A baixa do Gilberto Silva é uma lástima. Podemos perder o melhor zagueiro em atividade. Foi um acidente, mas o gaúchão nos deu duas baixas em dois jogos. Isto é algo que preocupa, já que o importante é a campanha na Copa do Brasil e os jogadores devem estar à disposição neste torneio que é nossa especialidade.

Jogadores homenageiam Kleber
nos Gols do Marcelo Moreno
Falando em baixa, achei muito legal a mobilização da torcida tricolor com relação ao Gladiador, o clube também se mobilizou e o jogador correspondeu em declarações que mostram compromisso com o tricolor. Cabe lembrar que Kleber sempre disse nas suas entrevistas que sua decisão de vir pro Grêmio foi a de construir sua trajetória de ídolo em um clube, fato que sempre ficou incompleto, por diversos motivos, nos clubes anteriores da carreira dele. Desta forma este hiato de alguns meses vai nos fazer sentir muita falta. Mas logo o Gladiador vai voltar e encantar o Olímpico e Arena com sua raça e vontade de vencer que sempre o caracterizaram. Força Kleber, força Gladiador!
                                                                                        @getuliovargasjr

Um comentário:

Anônimo disse...

dalhe grêmio