segunda-feira, 5 de março de 2012

Retomada Animadora

Foto  Uol

Depois da eliminação diante do Caxias, nos pênaltis, e de uma semana cheia e puxada de treinamentos, chegou a hora de começar a Taça Farroupilha, o returno do Gauchão 2012. E não poderia ter sido melhor: com vitória fora de casa, o que é sempre importante.
O jogo em Gravataí, primeiro confronto profissional entre Grêmio e Cerâmica pela elite do futebol gaúcho foi quente. Em todos os sentidos. Teve um Grêmio querendo exercer domínio desde os primeiros instantes. E conseguiu, graças às ideias de futebol do técnico Luxemburgo, impressas no time com os trabalhos da semana. Tanto que aos 5 minutos, André Lima já apareceu na cara do goleiro César, batendo à esquerda da trave.
O time da Grande Porto Alegre procurava responder com velocidade. E quatro minutos depois, assustou com Rogerinho, batendo forte do bico da área. Mas São Victor mostrou, de novo, que está de volta e espalmou para escanteio, uma grande defesa. Mas, mesmo com o susto, o gol do Tricolor não demorou a sair.
Aos 13 minutos, Marco Antônio lançou Marquinhos na área, um lindo lançamento. O meia foi derrubado na área e Kléber bateu com categoria, chegando ao seu 7º gol e ao posto de vice artilheiro do campeonato. Grêmio 1x0.
O Grêmio seguiu pressionando, perdendo chances e dando poucos espaços ao time do Cerâmica, exceto aos 38 minutos, quando Cidinho bateu cruzado, à esquerda do gol gremista. Mas, aos 44, o segundo gol gremista esteve novamente perto de acontecer. Marco Antônio bateu escanteio, André Lima subiu mais alto que todos e mandou no ângulo, mas o goleiro César foi impecável e voou para fazer a defesa.
O domingo também marcou as estreias de Pará, novo lateral-direito no elenco, que entrou no intervalo na vaga de Léo Gago e do meia Facundo Bertoglio, a grande esperança da torcida para o meio-campo, entrando aos 29 minutos, com grande movimentação e alta técnica. Pará entrou no intervalo, junto com Marcelo Moreno, que voltou do amistoso da Bolívia e recebeu injeção no ombro para aliviar a dor e poder participar do jogo. As entradas dos dois melhoraram a movimentação do time, com Moreno criando mais uma chance de marcar o segundo, que acabou em escanteio.
Aos 3 minutos, o Cerâmica chegou de novo. Pedro bateu falta, Victor afastou de soco, mas na sobra, Saraiva bateu e a bola explodiu no goleiro gremista e foi para escanteio, que, aliás, resultou, finalmente, no segundo gol do Grêmio. Um contra-ataque veloz que deixou Marco Antônio na cara de César. Com categoria, ele só tirou do goleiro com a perna esquerda, um golaço. Grêmio 2x0. O Cerâmica ainda diminuiu aos 14, com Zeferino, mas o Grêmio acalmou os ânimos e consolidou a vitória por 2x1.
Agora, o foco é a Copa do Brasil, grande objetivo do semestre. A viagem longa, o calor de Aracaju e o sempre perigoso fato de se enfrentar um time pequeno e desconhecido são os perigos. É preciso jogar com raça e seriedade, mas vamos buscar a vitória, se possível, sem jogo de volta.
Força e raça, meu Grêmio.
por @maurinhodutra

Nenhum comentário: