segunda-feira, 19 de março de 2012

Agora vai?


Foto UOL
O Antônio David Farina serviu de palco para um confronto no mínimo estranho na tarde de ontem. Reunia o Veranópolis, time de melhor campanha geral, invicto em seus domínios e melhor ataque do campeonato, com vitórias sempre fazendo mais de três gols por jogo, contra o Grêmio, que ainda busca uma identidade e um padrão de jogo, mas vem de uma goleada “de mão cheia” contra o Novo Hamburgo.
Começou o jogo e, gol. E o melhor de tudo, do Grêmio. Isso mesmo, primeiro minuto de jogo. Léo Gago bateu falta, Gilberto Silva subiu e desviou de Luiz Muller para fazer 1x0. Tudo muito rápido, sem muita frescura.
No lance seguinte, um escanteio para o VEC. No primeiro poste, Victor foi empurrado pelo atacante adversário e caiu com a bola na rede, gol anulado e reclamação da torcida. Mas o Grêmio não se abateu com o lance e, logo em seguida, fez o segundo, com Marcelo Moreno.
Uma atuação sólida, sem sofrer pressão do Veranópolis, tornou o jogo muito fácil para os comandados de Luxemburgo. Tanto que, rapidamente, Fernando estava fazendo o terceiro, em um belíssimo chute de fora da área, cheio de efeito, no ângulo de Luiz Muller. Sem contar que Kléber e Moreno ainda perderiam chances de fazer o quarto logo após o gol.
Mas, se a dupla de ataque não fez, Gabriel não perdoou. Nosso lateral-direito saiu da marcação ao fazer o domínio na entrada da área e bateu, colocado, no ângulo. Um golaço pra consolidar ainda no primeiro tempo uma goleada em cima de quem havia se acostumado a golear.
No segundo tempo, o Grêmio de desbancou a perder gols. Bertoglio, Kléber, André Lima. O jogo estava fácil e com placar encaminhado, é natural que o time dê uma “folga ao acelerador”. Mas é preciso ter cuidado. O VEC ainda conseguiu diminuir, com Lê. E se houvesse força pra buscar o resultado, como se faz? Funciona como disse Luxa na coletiva: “Fez quatro, que bom. Vai lá e faz o quinto agora.”.
De boa notícia, fica o fato de que o Grêmio começa a ganhar um bom padrão de jogo, as coisas estão, finalmente, se encaixando. O trabalho de Luxemburgo vai dando resultado, o time vem crescendo no futebol e no desempenho na tabela. Temos um meio-campo equilibrado e precisamos corrigir alguns pequenos erros na defesa e avaliar um parceiro para Gilberto Silva, ou ainda, uma nova dupla. Mas, ao que parece, Gabriel voltou a jogar bem, e, finalmente, temos ataque, e um ataque matador, diga-se de passagem.
Em busca da classificação na Copa do Brasil e da quinta vitória seguida, algo que é sempre bom e faz tempo que não acontece por aqui, o Grêmio agora encara o River Plate do Sergipe. Vamos jogar com respeito e seriedade, mas seria bom para o ego uma nova goleada, não é mesmo?
Força e raça, meu Grêmio.
Por @maurinhodutra

Um comentário:

Getúlio Vargas Júnior disse...

mais um bom texto do colega e amigo Maurinho!